Os dois policiais militares envolvidos na morte do jovem Diego Kalinisk, de 26 anos, baleado após resistir a uma abordagem policial por causa de som alto, em Vera (a 460 km de Cuiabá) foram afastados do cargo neste domingo (05). A informação foi confirmada pelo Governo do Estado, através da Polícia Militar.
“O Governo de Mato Grosso reforça que não coaduna com nenhum tipo de violência ou abuso de autoridade”, disse por meio de nota. Além disso, a PM reforçou que o 3° Comando Regional já abriu inquérito para a apuração dos fatos.
O caso aconteceu na madrugada deste domingo, quando a Polícia Militar foi acionada por causa de som alto e perturbação do sossego. Imagens do policial militar atirando várias vezes contra Diego foram registradas por populares e testemunhas. Nas imagens dá para ver os PMs tentando levar Diego para a viatura, mas o rapaz tentava resistir à prisão.
Segundo o boletim de ocorrência, ao chegar no endereço, a equipe se deparou com a uma Saveiro com a caçamba aberta e com um som automotivo ligado, causando grande perturbação aos moradores do local. Diante da situação, os policiais começaram a fazer a notificação, quando Diego e o irmão dele, de 31 anos, chegaram e reclamaram com os militares.
A confusão começou nesse momento, quando Diego teria tomado o talonário da mão do policial e xingado eles, dizendo que os militares não iriam notificá-lo e que ele mandava nos policiais. Nesse momento, foi pedido que Diego devolvesse o talonário e os militares informaram que o rapaz seria conduzido para delegacia, por causa do desacato e da desobediência.
Socos e chutes
O rapaz resistiu à prisão e ao algemamento, com ajuda do irmão dele, que usava de força física (socos, chutes, tentando pegar a tonfa da equipe). De acordo com a PM, em seguida, os dois irmãos começaram a agredir fisicamente com socos o policial e, já em posse da tonfa, que foi retirada da equipe, tentaram bater na região da cabeça do policial. Diante das circunstâncias, foi realizado o uso da força, por meio da tonfa e controle de contato. Porém, por causa da confusão generalizada e a agressividade dos suspeitos, os meios teriam sido insuficientes, sendo necessária a utilização da arma de fogo, que segundo a polícia fora utilizada moderadamente.
Os irmãos foram atingidos. Diego foi a óbito e o irmão dele ficou ferido e foi encaminhado para o atendimento médico. Por conta da exaltação da população ali apresente, a equipe retirou-se do local até a chegada do apoio policial necessário para dar continuidade à ocorrência.
Fonte: RD News