Quatro porcos foram resgatados, já desnutridos e em situação de maus-tratos, na tarde de terça (25de janeiro), em um sítio da Gleba Mercedes, área rural de Tabaporã.
Os animais estavam muito magros e com a ossada praticamente à vista. Os proprietários, um casal, não estavam em casa. Por isso, não houve prisão nessa ocorrência.
De acordo com a Polícia Militar, a proprietária de um sítio vizinho acionou a Associação Protetora dos Animais do Município de Sinop (APAMS), após verificar que os porcos estavam há semanas abandonados.
Ela conta que os animais são de um casal para quem ela cedeu uma casa e um espaço do seu sítio, após ficar sensibilizada com a situação socioeconômica dos dois.
Contudo, a mulher notou que há semanas o homem e a mulher não apareciam na residência e mantinha os animais presos sem qualquer tipo de comida ou água.
Ela tentou várias vezes contato para que o casal solucionasse o problema, mas não teve sucesso e resolveu procurar a APAMS para ajudar no resgate.
A associação acionou então a Polícia Militar e acompanhou uma guarnição até a casa dos suspeitos. Os porcos foram encontrados em um cercado, sem água ou comida por perto, muito magros. O casal não estava na residência.
Os porcos foram encaminhados para um sítio vizinho, onde devem receber tratamento adequado, já que a associação não tem dispõe de estrutura para abrigar este tipo de animal.
A APAMS também foi à Delegacia da Polícia Civil representar criminalmente contra o casal pelo crime de maus-tratos a animais domésticos, que tem pena de três meses a um ano de detenção, além de multa.
A Polícia Civil investiga o caso.
Allan Pereira/RD News