A quinta-feira dia 02 de fevereiro é feriado municipal em Porto dos Gaúchos, em virtude da comemoração do dia de Nossa Senhora dos Navegantes, a Padroeira Católica do município.
História.
A primeira imagem da Nossa Senhora dos Navegantes chegou a Porto dos Gaúchos (na época Gleba Arinos), no final de janeiro de 1959, quatro anos após a fundação e poucos dias antes do dia festivo em sua homenagem naquele ano.
Ao ancorar em terras portogauchense, a imagem foi conduzia e guardada no escritório da Conomali, até a chegada do padre João Evangelista Dornstauder, para que assim fosse abençoada como padroeira da comunidade.
No dia 02 de fevereiro daquele ano, a imagem foi levada para o Rio Arinos para uma procissão fluvial pelo leito do rio, e após foi rezada uma missa na igreja construída um ano antes, em sua homenagem com participação de todos os moradores católicos e outras denominações religiosas, que residiam na comunidade na época, sendo então a santa proclamada padroeira da comunidade Católica, e também da gleba Arinos.
A imagem que chegou trazida por colonizadores em 1959, é a mesma imagem que se encontra no altar da Igreja Católica Matriz de Porto dos Gaúchos até hoje, inclusive com a mão queimada, que não foi restaurada para preservar a história.
Conforme a história, assim que os Católicos acomodaram a imagem da Santa no altar da primeira igreja construída na comunidade, no terreno que foi doado pela Conomali e ainda hoje pertence a igreja e fica um campo de futebol Society, houve um ato de vandalismo.
Na época, alguns jovens tiraram a imagem de dentro da igreja e a levaram para o meio da avenida, onde colocaram fogo, porem somente uma de suas mãos da imagem acabou ficando comprometida com o fogo.
Fonte: Porto Noticias