A secretaria de Assistência Social de Porto dos Gaúchos, em parceria com o Conselho Tutelar realizou na manha desta terça-feira uma caminhada pelo centro da cidade, para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado neste dia 18 de maio.
O ato contou com participação do prefeito Vanderlei e do vice Mauro, de conselheiros tutelares, secretários municipais, servidores públicos e foi acompanhada pela Policia Militar.
O símbolo da Campanha Faça Bonito é uma flor, para mostrar a fragilidade das crianças e por ser o primeiro desenho que elas fazem quando começam a se interessar por lápis e papel. A frente da prefeitura municipal e da sede do Conselho Tutelar foi toda decorara com as flores para chamar a atenção para a data.
O dia 18 de maio foi escolhido porque neste mesmo dia, em 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
“Todos devem abraçar essa causa, pois a violência acontece em muitos lares, as vezes não tem denuncia e convidamos todas as pessoas a participar disso, não só hoje dia 18, mas todos os dias, fazendo denuncias caso saiba de alguma criança ou adolescente sendo abusada”, lembrou o conselheiro Tutelar Pastor Adriano.
A primeira dama Andréia Hubner também destacou a importância da data; “As crianças são as mais indefesas da sociedade, precisam ser protegidas e essa campanha é pra alertar a todos para a proteção das crianças e adolescentes pra situações que talvez elas mesmas não saibam se proteger e nem onde procurar ajuda, ainda mais nesta época de pandemia”, disse.
A secretária de Assistência Social Priscila Moura disse que outras atividades serão realizadas em alusão a campanha Faça Bonito no município.
O numero do Conselho Tutelar de Porto dos Gaúchos para denuncias é; (66) 98449-0984.
Denuncias sobre abuso e exploração de menores também podem ser feitas no Disque 100, um canal de atendimento 24 horas que recebe, analisa e encaminha denúncias de violação dos direitos humanos para os órgãos responsáveis.
Fonte: Porto Noticias