Em entrevista a TV Porto, o secretário de Saúde de Porto dos Gaúchos, Nolar Soares de Almeida disse que esta semana foi feita imunização contra covid-19 em pessoas na faixa etária de 70 a 75 anos.
As remessas de vacinas que chegarem na próxima semana será dado continuidade as demais faixas etárias.
Conforme o secretário, o município tem seguido à risca o protocolo de vacinação orientado pelo Ministério da Saúde, e todas as pessoas que se encaixam no cronograma vão sendo avisadas pelos profissionais de saúde conforme vão chegando as vacinas no município.
Durante a entrevista, Nolar alertou mais uma vez para a importância de a população continuar adotando os devidos cuidados, evitar aglomerações e manter todos os protocolos de higienização, devido ao aumento significativo de casos de covid no município nos últimos dias; “O fato de usar álcool em gel, manter o distanciamento e usar corretamente mascara são algumas das formas de evitarmos a contaminação”, lembrou.
O secretário anunciou que através do Consórcio de Saúde do Vale do Arinos, o município cria expectativa de num futuro breve passar a adquirir vacinas para imunização em massa da população.
Pela primeira vez desde o início da pandemia a um ano, o boletim diário emitido pela secretaria de Saúde de Porto dos Gaúchos mostrou que o município ultrapassou 50 casos ativos de coronavírus. O fato traz preocupação as autoridades, que reforçam a necessidade de isolamento e de manter os cuidados básicos. Em entrevista, o prefeito Vanderlei de Abreu também pediu que a população colabore.
“Fechamos a quarta-feira dia 24 com 57 acasos ativos e nesta quinta deve aumentar. Peço a população que entenda o momento, peça para os parentes aguardar um pouco para visitar, deixa mais pra frente, o vírus está pegando geral, hospitais lotados, estamos fazendo esforços pra conseguir medicamentos e tem alguns que não estamos conseguindo, que é usado em casos de intubação. Temos esse medicamento no estoque do consórcio só para mais 15 dias. Também estamos correndo atras de comprar vacinas, mas não é fácil, dinheiro tem em caixa mas não consegue, nem o estado consegue, mas estamos tentando e assim que for possível com certeza faremos compra de vacinas para imunizar toda nossa população que seria o ideal no momento”, concluiu o gestor municipal.
Fonte: Porto Notícias