O prefeito Vanderlei de Abreu anunciou que Porto dos Gaúchos está prestes a iniciar a construção de uma nova creche que ampliará a oferta de atendimento para cerca de 180 vagas. Esta iniciativa ocorre após a confirmação de que o Tribunal de Contas de Mato Grosso, o governo do Estado e a Associação Mato-grossense dos Municípios alocaram R$ 122 milhões para a construção e conclusão de creches em diversos municípios, incluindo Porto dos Gaúchos.
Os recursos estão assegurados na Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano. De acordo com a legislação eleitoral, os municípios têm até o dia 6 de julho para garantir a aplicação desses fundos. No entanto, o prefeito Vanderlei garantiu que Porto dos Gaúchos já está adiantado no processo.
“Os munícipes de Porto dos Gaúchos podem ficar tranquilos, pois nós já garantimos a execução da obra de uma nova creche e protocolaremos o projeto mesmo antes do prazo final”, afirmou o prefeito, destacando que o projeto seria protocolado nesta quarta-feira, 19 de junho. Foi definido que os municípios aptos a receberem repasses têm até quinta-feira (20) para apresentar os projetos de execução das obras.
Porto dos Gaúchos se destaca entre os municípios contemplados por já possuir um terreno georreferenciado em nome do município e um projeto pronto. “São seis municípios que estão preparados e serão contemplados. O prazo definido é para que o governo aplique o recurso e que os projetos sejam entregues, e não para que nós, municípios, executemos a obra. Temos vontade política e queremos construir essa obra. Acredito que nos próximos 20 ou 30 dias já licitaremos, uma vez que será recurso fundo a fundo, e assim poderemos iniciar essa obra de uma nova creche com investimento em torno de R$ 5 milhões, que ampliará a oferta de atendimento, proporcionando pelo menos mais 180 vagas e melhores condições para nossas crianças”, garantiu Vanderlei.
A destinação de recursos para as creches em Mato Grosso resulta da articulação do conselheiro Antônio Joaquim, que, em 2023, solicitou à Assembleia Legislativa de Mato Grosso a inclusão dos valores na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na LOA. Sua atuação também levou à derrubada de vetos às emendas neste ano.
Fonte: Porto Noticias