Os vereadores de Porto dos Gaúchos se reuniram para mais uma sessão ordinária realizada na noite de segunda-feira, 03 de abril na câmara de vereadores. Além de projetos, indicações e requerimentos, alguns assuntos foram tema de fala de alguns vereadores, como por exemplo a suspensão do pagamento da verba indenizatória dos vereadores pela juíza da comarca local, em decisão liminar da ultima sexta-feira dia 31 de março. ASSISTA A SESSÃO
O presidente Leandro Budke ressaltou que não existe nenhuma ilegalidade, uma vez que o aumento concedido em dezembro do ano passando de R$ 1.517,00 (um mil quinhentos e dezessete) para R$ 3.040,00 (três mil e quarenta reais), foi baseado no fato de a VI estar sem nenhuma correção ou aumento desde 2019. O caso está sendo acompanhado pela Assessoria Jurídica da casa, e que o Poder Legislativo não tem nada a esconder da população, e está de portas abertas a todos os munícipes para esclarecer qualquer dúvida.
Na tribuna, os vereadores ratificaram também apoio a um abaixo-assinado apresentado por moradores da avenida Mato Grosso e Giruá, pedindo melhoria na infraestrutura das referidas avenidas, realizaram cobranças verbais como por exemplo pedindo mais empenho do executivo em atender as indicações dos vereadores e manifestaram revolta com alguns servidores públicos que teriam de certa forma difamado alguns vereadores em grupos de redes sociais, e pediram providencias do gestor municipal.
Indicações
Claudiomar Braun indicou que o município disponibilize através da secretaria municipal de Saúde a vacina Pneumo 13 no município, devido ao aumento dos casos de pneumonia. O vereador ainda indicou recolhimento de entulhos e galhadas nas vias públicas da cidade e comunidades São João e Novo Paraná, justificando que nem todos tem condições de pagar o recolhimento.
O vereador Eder Boldrin também apresentou duas indicações; a realização de um trabalho paliativo na estrada da Goyazém sentido à comunidade Rio Engano passando pelo seringal, e a limpeza nas laterais da estrada que dá acesso às chácaras próximo ao aeroporto.
Ivo Castro indicou uma reforma na Academia da Saúde, apresentando fotos das condições precárias atuais da estrutura.
Luciane Bündchen indicou a necessidade da aquisição de um laboratório de ciências móvel para a Escola Municipal Gustavo Adolfo Wilke.
Ângela Piovesan indicou a realização de projeto de Lei, acrescentando a finalidade habitação ao imóvel da matrícula 11.363 tendo em vista que, a maior demanda da cidade é a habitação, e até a presente data, não há nenhum terreno disponível para essa finalidade. Assim o imóvel descrito poderá servir para tal finalidade futuramente.
Requerimentos
Luciane Bündchen solicitou informações da secretaria Municipal de Saúde, sobre dados referente à quantidade de gestantes; gestantes menores de idade; índice de natalidade anual, e quantidade crianças que foram diagnosticadas com grau I, II e III de autismo no município nos últimos anos.
Ângela Piovesan solicitou via requerimento informações inerentes ao Conselho Municipal de Regularização Fundiária e Desenvolvimento Econômico Sustentável – CONREDES, devendo constar o regimento interno e cópia da ata da primeira reunião.
Projeto
O único projeto aprovado foi o que institui o Sistema Municipal de Cultura – SMC de Porto dos Gaúchos, e tem por finalidade incluir o município no Sistema Nacional de Cultura.
Tribuna Livre
Claudiomar pediu verbalmente a prefeitura que proceda a identificação dos postos de Saúde da cidade com os nomes aprovados em lei, Sendo PSF DR Farias e PSF DR Jaime Frank
Professor Enos manifestou apoio a projetos que incentivem a inclusão de autistas, pediu sensibilização do poder publico no tocante ao recolhimento de galhadas e apelou ao líder do prefeito na câmara que interceda junto ao executivo para que as indicações dos vereadores sejam atendidas.
Tenente Donizete anunciou que o prefeito municipal está à disposição para reunião com todos os vereadores para acertarem as demandas, e manifestou apoio a causa em favor dos autistas.
Ivo Castro reforçou a necessidade do cumprimento de sua indicação sobre reforma da academia de saúde.
Tampinha propôs a aquisição de maquina para picotar podas de arvores, diminuindo a quantidade de galhadas que precisam ser recolhidas. O vereador parabenizou a Policia Militar por atuação dentro da comunidade São João recentemente, coibindo a criminalidade.
Luciane Bündchen ressaltou viagem a Brasília, onde participou de vários eventos e visitas a gabinetes em busca de demandas que atendam o município.
Eder Boldrin reforçou necessidade do atendimento as suas indicações.
Ângela Piovesan pediu cumprimento da lei de sua autoria, nomeando os PSFs da cidade, e disse esperar a gestão municipal olhe com mais carinho, e passe a atender com mais afinco das demandas apresentadas pelos vereadores
Leandro Budke lembrou que os IPTUS já estão sendo entregues a população, e pediu para que não se faça cobranças exorbitantes sobre os munícipes. Manifestou apoio ao abaixo-assinado entregue por moradores pedindo melhorias na infraestrutura das avenidas Giruá e Mato Grosso, e disse que no depender dele como vereador terão todo apoio. Por fim, o presidente salientou que tudo que é denunciado na ouvidoria da câmara é apurado pelos vereadores.
Fonte: Porto Noticias