O prefeito de Porto dos Gaúchos Vanderlei de Abreu e a presidente da câmara de vereadores do município Ângela Piovesan são as mais novas vítimas do golpe do golpe que duplica WhatsApp e pede dinheiro para contatos.
O alerta foi lançado por pessoas próximas ao prefeito e a presidente da câmara, que ficaram sem acesso aos seus números de celulares/whatsapp, que está sendo usado por golpistas que se passam por eles para pedir dinheiro emprestado a pessoas próximas.
Várias pessoas da região tem sido vítimas do golpe que é antigo. O golpe consiste em duplicar o número de WhatsApp da vítima, usando o mesmo nome e foto. Os golpistas procuram contatos de pessoas próximas e inventam alguma história e pedem depósitos em dinheiro.
Nesse intervalo, o usuário não tem acesso a sua conta e, por vezes, nem sabe o que está acontecendo.
Como se prevenir da clonagem
A maneira principal é ativar a verificação em duas etapas. Para ativá-la, vá em “Configurações”, “Conta”, “Confirmação em duas etapas” e, depois, clique em “Ativar”. Então crie uma senha de seis dígitos, de preferência uma senha forte, que não será facilmente descoberta por cibercriminosos.
Já para a pessoa solicitada não cair no golpe o mais importante é sempre verificar as informações, se possível mais de uma vez. Faça chamadas de voz, vídeo, ou solicite fotos ou áudio. Uma vez identificado o golpe, denuncie a conta e bloqueie o contato, para evitar que mais pessoas também sejam atingidas.
Fonte: Porto Noticias
SIGA O PORTO NOTICIAS NO FACEBOOK
SIGA O PORTO NOTICIAS NO INSTAGRAM
PARTICIPE DO GRUPO DO PORTO NOTICIAS NO WHATSAPP