O prefeito de Porto dos Gaúchos, Vanderlei de Abreu, está em Brasília esta semana, onde participa da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Acompanhado pelo vice-prefeito Mauro Ferreira, ambos estão engajados nas discussões que buscam soluções para os desafios enfrentados pelos municípios brasileiros.
Uma das principais reivindicações apresentadas pelos prefeitos de todo o país durante o evento são os alarmantes dados que comprometem o equilíbrio fiscal e orçamentário das gestões locais. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), promotora do evento, 49% dos municípios do Brasil estão gastando mais do que arrecadam. A CNM destacou que, no final de 2022, os municípios tinham R$ 69 bilhões em caixa, mas atualmente enfrentam um déficit de R$ 19 bilhões. Esse cenário é agravado por compromissos e obrigações como a criação de pisos salariais para várias categorias, que oneram os cofres municipais.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, alertou que a crise financeira é preocupante, comprometendo as finanças locais e afetando os investimentos e a prestação de serviços à população. Entre as pautas importantes discutidas na Marcha, que se encerra nesta quinta-feira, dia 23 de maio, estão a desoneração da folha de pagamento, a distribuição dos royalties, precatórios e o custeio do Sistema Único de Saúde.
Durante o evento, a AMM reuniu a bancada federal de Mato Grosso para debater o avanço de matérias na Câmara e no Senado. Este foi um dos momentos mais relevantes da Marcha, pois busca assegurar o apoio dos parlamentares na votação e no progresso de projetos cruciais para os municípios no Congresso Nacional.
Aproveitando a oportunidade, o prefeito Vanderlei de Abreu e o vice-prefeito Mauro Ferreira se reuniram com representantes políticos como o senador Welington Fagundes e o deputado federal Juarez Costa. Durante os encontros, agradeceram pelo apoio que ambos têm dado ao município, especialmente na destinação de recursos, e discutiram novos investimentos futuros.
Fonte: Porto Noticias
Ver essa foto no Instagram