Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará um pronunciamento na COP27, no Egito, às 12h15 (horário de Brasília) desta quarta-feira (16). O ato do petista na Conferência Climática da ONU será o primeiro em cenário internacional como presidente eleito do Brasil.
O evento trata da temática de adaptação climática, mitigação dos gases causadores do efeito estufa, impacto climático na questão financeira e colaboração para conter o aquecimento global. Também devem der definidos aspectos centrais para a implementação do Acordo de Paris e para dar previsibilidade ao financiamento climático.
Às 16 horas (horário de Brasília), o presidente eleito também participará do evento “Carta da Amazônia — uma agenda comum para a transição climática”.
Também estarão na agenda os governadores Antônio Waldez Góes da Silva, do Amapá; Gladson Cameli, do Acre; Mauro Mendes, de Mato Grosso; Helder Barbalho, do Pará; Wanderlei Barbosa, do Tocantins; e Marcos Rocha, de Rondônia.
‘Carona’ com empresário preso
Lula chegou ao Egito nessa segunda-feira (14) ao lado do fundador e ex-presidente da administradora de planos de saúde Qualicorp, o empresário José Seripieri Junior, preso em julho de 2020 num desdobramento da operação Lava Jato.
O presidente eleito embarcou em um jatinho que pertence ao empresário. A informação foi confirmada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), em entrevista à imprensa.
R7