Na noite de segunda-feira (14/10), a Câmara de Vereadores de Porto dos Gaúchos realizou a primeira sessão apos o período eleitoral, com aprovação de projetos e indicações importantes.
Foram aprovados 4 projetos abertura de Créditos Adicionais de autoria do poder executivo, além de indicações e projetos propostos por vereadores.
Luciane Bündchen apresentou projeto de lei legislativa que trata sobre a obrigatoriedade da divulgação e publicação, na internet, da lista de espera dos pacientes que aguardam por consultas (discriminadas por especialidade), exames e intervenções cirúrgicas e outros procedimentos através da rede municipal de saúde de Porto dos Gaúchos.
Outro projeto proposto por ela, instituí no âmbito da Câmara Municipal de Porto dos Gaúchos o Projeto Vereador Mirim destinado a alunos do Ensino Fundamental do município. Ela ainda apresentou requerimento de informações para saber sobre exames e consultas de uma paciente do município.
Ângela Piovesan tambem propôs projeto de resolução, para que seja instituída a Procuradoria Especial da Mulher, com o suporte técnico de toda a estrutura da Câmara Municipal de Porto dos Gaúchos.
O projeto que obriga a divulgação de lista de pacientes, e o que cria a procuradoria da mulher foram retirados de pauta mediante pedido do vereador Eder Boldrin, para melhor analise e deverá ser colocado em pauta na próxima sessão.
Alguns parlamentares fizeram sugestões para a melhoria da infraestrutura e dos serviços públicos:
- Leandro Budke indicou reparos urgentes no asfalto da Rua Rio de Janeiro e da Avenida Ignácio Rabuske .
- Luciane Bündchen sugeriu:
- A disponibilização de veículos para transporte de pacientes que realizam fisioterapia .
- A abertura de um processo seletivo para contratação de um fisioterapeuta adicional .
- A revisão do horário de funcionamento da Educação , argumentando que o horário limitado está dificultando o atendimento psicológico aos alunos e prejudicando aqueles que discutem o acompanhamento regular.
- Ivo Castro propôs a instalação de grades nas bocas de lobo das ruas onde foram construídas galerias fluviais, destacando a urgência da medida para evitar acidentes.
- Valdir Bobbi indicou a construção de um desaguador na entrada da Comunidade São João , em frente ao Restaurante Lisboa.
Debate sobre a Escola Renato Spinelli
Durante as comunicações parlamentares, um dos assuntos predominantes foi a possível paralisação das atividades da Escola Estadual Renato Spinelli , localizada na Gleba São João , por determinação da SEDUC . Se a medida for concretizada, os alunos do 6º ano em diante precisarão se deslocar para estudar na comunidade Novo Paraná , a vários quilômetros de distância. O ensino infantil e as séries iniciais serão transferidos para o município, o que gerou preocupação entre os vereadores.
Homenagem a Policiais Militares por Ato de Bravura
Outro momento de destaque foi a homenagem aos policiais do 1º Pelotão PM de Porto dos Gaúchos, que impediram um suicídio no dia 6 de outubro . Pelo ato heroico, os militares receberam uma Moção de Aplausos da Câmara e foram elogiados pelos parlamentares.
Os vereadores tambem aproveitaram para parabenizar os eleitos nas eleições municipais e agradecer os votos recebidos nas urnas.
Fonte: Porto Noticias
ASSISTA A SESSÃO