Home Mundo Prisioneiros de guerra ucranianos e russos são torturados, alerta ONU

Prisioneiros de guerra ucranianos e russos são torturados, alerta ONU

2 min ler
0

Muitos prisioneiros de guerra capturados pelas forças russas e ucranianas no conflito na Ucrânia são submetidos a tortura e maus-tratos, incluindo choques elétricos, alertou a ONU (Organização das Nações Unidas) nesta terça-feira (15).

“A proibição de tortura e maus-tratos é absoluta, mesmo, sobretudo, em períodos de conflito armado”, disse a chefe da Missão de Monitoramento de Direitos Humanos na Ucrânia, Matilda Bogner, durante uma videoconferência em Kiev.

A responsável lembrou que ambos os países são signatários da Terceira Convenção de Genebra, que estabelece o tratamento dos prisioneiros de guerra.

Nos últimos meses, a missão entrevistou 159 prisioneiros de guerra (139 homens e 20 mulheres) detidos pela Rússia e seus grupos armados afiliados, e 175 prisioneiros de guerra (todos homens) detidos pela Ucrânia.

Embora a ONU tenha acesso a instalações de internação de prisioneiros de guerra controladas pelo governo ucraniano, ainda não recebeu acesso confidencial aos prisioneiros de guerra internados pela Rússia e seus grupos armados afiliados.

A ONU também recebeu “denúncias críveis” de execuções sumárias de prisioneiros de guerra russos capturados por forças ucranianas e vários casos de tortura e maus-tratos.

AFP

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Bandidos que assaltaram joalheria em Juara fogem de cerco policial, roubam caminhonete, mas são presos pela PM

Dois dos bandidos que assaltaram a ótica e joalheria Bruno Joias em Juara na terça-feira, …