Home Porto dos Gaúchos Professora da rede Municipal de Porto dos Gaúchos conquista 3° lugar no prêmio educador transformador.

Professora da rede Municipal de Porto dos Gaúchos conquista 3° lugar no prêmio educador transformador.

5 min ler
0

A professora Leniana Heinen Feitosa, da rede municipal de ensino de Porto dos Gaúchos alcançou um feito notável ao conquistar o terceiro lugar no Prêmio Educador Transformador, sendo reconhecida por seu projeto inovador intitulado “Jogue o Lixo na Cestinha”.

O projeto foi desenvolvido em 2023 na Creche Municipal Pequeno Príncipe, com a turma do Maternal 2, composta por crianças de 3 anos de idade.

O projeto teve origem a partir da proposta do Programa União Faz a Vida (PUFV), uma iniciativa desenvolvida pelo SICREDI em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Essa proposta visa o trabalho pedagógico por meio de projetos, colocando a criança como protagonista de sua aprendizagem. As colocações premiadas foram:

1° Lugar- Compartilhando os desenvolvimentos das aprendizagens-famílias e professores turma maternal II ´´C´´ Geneilda de Souza Silva. (Juara)

2° Lugar -Brincar, criar, planejar e imaginar-vera Lucia Cardoso de Miranda. (Lucas do Rio Verde)

3° Lugar- Jogue o lixo na cestinha- Leniana Heinen Feitosa. (Porto dos Gaúchos)

Leniana destaca como iniciou o projeto: ´´Tudo começou com uma expedição investigativa em torno da unidade escolar, onde as crianças observaram o ambiente ao seu redor. A quantidade de lixo nas ruas chamou a atenção delas, e por iniciativa própria, começaram a recolher o lixo e descartá-lo corretamente ao retornar para a Creche´´.

A partir desse interesse genuíno das crianças e seguindo as diretrizes do programa PUFV, o projeto “Jogue o Lixo na Cestinha” foi oficialmente iniciado, tendo como principal objetivo a conscientização sobre o descarte adequado do lixo e o cuidado com o meio ambiente.

Durante o desenvolvimento do projeto, foram realizadas diversas atividades pedagógicas, como pinturas, colagens, cantigas, roda de conversas, histórias, construção de brinquedos com material reciclado, coleta seletiva e classificação do lixo em categorias como metal, vidro, plástico, papel e orgânico. Destaque-se que, a partir do lixo orgânico, foi realizada uma compostagem, cujo adubo produzido foi levado pelos alunos para casa, incentivando práticas sustentáveis em suas famílias.

A participação ativa, empenho e dedicação dos pais também foram fundamentais para o sucesso do projeto, especialmente na coleta de materiais reciclados e orgânicos, assim como na realização de atividades propostas em casa. A colaboração e o apoio da Secretaria Municipal de Educação, bem como dos profissionais da unidade escolar, foram essenciais para o desenvolvimento e a realização das atividades propostas pela professora.

Como reconhecimento pelo seu trabalho exemplar, a professora Leniana Feitosa, foi convidada a participar do evento Bett Brasil Educar, um dos maiores eventos dedicados à comunidade de tecnologia educacional da América latina como convidada especial, pela classificação onde terá a oportunidade de compartilhar sua experiência e contribuir para o avanço da educação e conscientização ambiental em âmbito nacional.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Porto dos Gaúchos
Comentários estão fechados.

Verifique também

Regime do Irã lança “clínica” para mulheres “rebeldes”

Com um orçamento de 3,5 milhões de euros (R$ 21,3 milhões), uma “clínica de beleza social”…