A professora Leniana Heinen Feitosa, da rede municipal de ensino de Porto dos Gaúchos alcançou um feito notável ao conquistar o terceiro lugar no Prêmio Educador Transformador, sendo reconhecida por seu projeto inovador intitulado “Jogue o Lixo na Cestinha”.
O projeto foi desenvolvido em 2023 na Creche Municipal Pequeno Príncipe, com a turma do Maternal 2, composta por crianças de 3 anos de idade.
O projeto teve origem a partir da proposta do Programa União Faz a Vida (PUFV), uma iniciativa desenvolvida pelo SICREDI em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Essa proposta visa o trabalho pedagógico por meio de projetos, colocando a criança como protagonista de sua aprendizagem. As colocações premiadas foram:
1° Lugar- Compartilhando os desenvolvimentos das aprendizagens-famílias e professores turma maternal II ´´C´´ Geneilda de Souza Silva. (Juara)
2° Lugar -Brincar, criar, planejar e imaginar-vera Lucia Cardoso de Miranda. (Lucas do Rio Verde)
3° Lugar- Jogue o lixo na cestinha- Leniana Heinen Feitosa. (Porto dos Gaúchos)
Leniana destaca como iniciou o projeto: ´´Tudo começou com uma expedição investigativa em torno da unidade escolar, onde as crianças observaram o ambiente ao seu redor. A quantidade de lixo nas ruas chamou a atenção delas, e por iniciativa própria, começaram a recolher o lixo e descartá-lo corretamente ao retornar para a Creche´´.
A partir desse interesse genuíno das crianças e seguindo as diretrizes do programa PUFV, o projeto “Jogue o Lixo na Cestinha” foi oficialmente iniciado, tendo como principal objetivo a conscientização sobre o descarte adequado do lixo e o cuidado com o meio ambiente.
Durante o desenvolvimento do projeto, foram realizadas diversas atividades pedagógicas, como pinturas, colagens, cantigas, roda de conversas, histórias, construção de brinquedos com material reciclado, coleta seletiva e classificação do lixo em categorias como metal, vidro, plástico, papel e orgânico. Destaque-se que, a partir do lixo orgânico, foi realizada uma compostagem, cujo adubo produzido foi levado pelos alunos para casa, incentivando práticas sustentáveis em suas famílias.
A participação ativa, empenho e dedicação dos pais também foram fundamentais para o sucesso do projeto, especialmente na coleta de materiais reciclados e orgânicos, assim como na realização de atividades propostas em casa. A colaboração e o apoio da Secretaria Municipal de Educação, bem como dos profissionais da unidade escolar, foram essenciais para o desenvolvimento e a realização das atividades propostas pela professora.
Como reconhecimento pelo seu trabalho exemplar, a professora Leniana Feitosa, foi convidada a participar do evento Bett Brasil Educar, um dos maiores eventos dedicados à comunidade de tecnologia educacional da América latina como convidada especial, pela classificação onde terá a oportunidade de compartilhar sua experiência e contribuir para o avanço da educação e conscientização ambiental em âmbito nacional.
Fonte: Assessoria da Prefeitura