Home Executivo Programa Porteira Adentro criado em 2021 beneficia dezenas de agricultores em Porto dos Gaúchos

Programa Porteira Adentro criado em 2021 beneficia dezenas de agricultores em Porto dos Gaúchos

5 min ler
0

Instituído em Porto dos Gaúchos no ano de 2021, o Programa Porteira Adentro, que é conduzido através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Desenvolvimento Econômico e Sustentável do município tem avançado e segue atendendo a dezenas de agricultores, com manutenção de estradas vicinais, abertura de carreadores, manutenção de pontes e pinguelas e outros serviços essenciais ao homem do campo.

O programa foi uma iniciativa implantada da atual gestão, se espelhando em vários municípios pelo Brasil que já haviam criado a lei anteriormente. A aprovação da Lei pelo Poder Legislativo, autoriza o uso de maquinários públicos para uso em serviços dentro de propriedades particulares.

O incentivo para que o pequeno produtor se mantenha no campo gerando economia e renda é o objetivo do programa. Muitas vezes o pequeno agricultor não tem maquinários e condições financeiras de arcar por exemplo com os custos de uma manutenção ou construção de uma ponte em algum córrego dentro da propriedade. É aí que entra o apoio do poder público através do Porteira Adentro.

Ponte recuperada/Foto Assessoria

Exemplo da importância deste programa está na recuperação de um pontilhão feito com toras de madeira que dá acesso a propriedade da “Dona Vanda” na comunidade do Rio Engano, interior do município. Bastante deteriorada, o pontilhão e o aterro no local foram totalmente recuperados pela equipe do Programa Porteira Adentro, dando condições de trafegabilidade no local para entrada e saída dos moradores e escoamento da produção.

Além da manutenção e conservação de estradas e pontes, o programa auxilia os pequenos produtores também na mecanização de terra para plantio, distribuição de calcário, serviços de escavação, drenagem, captação de água e limpeza de tanques para desenvolvimento da piscicultura, aterro de currais e cochos, transporte de materiais como areia, terra, cascalho e insumos como adubo, grãos, mudas e outros.

Para ter o benefício do Porteira Adentro, o produtor paga apenas uma taxa mínima de manutenção, que é creditado ao Fundo Municipal de Agricultura, que mantém o programa.

“Como sempre falo, o grande produtor rural precisa de apoio da prefeitura basicamente na conservação de estradas para escoar sua produção. Já o pequeno tem outras dificuldades, e é baseado nessas deficiências que criamos o programa Porteira Adentro, para promover ações de apoio em infraestrutura, assistência técnica e tecnológica, tendo como foco a geração de renda com sustentabilidade no meio rural e consequente a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares do município”, destaca o prefeito Vanderlei de Abreu.

Fonte: Porto Noticias

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Executivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Integrando a inteligência artificial na cultura corporativa

A transformação digital tem sido um dos motores mais poderosos de inovação e eficiência na…