Uma projeção feita pelo Estadão Dados, d’O Estado de São Paulo, mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) deve, assim como em 2018, manter frente ao candidato do PT em Mato Grosso e outros Estados ligados ao agronegócio.
A publicação pontua que, desde 2006, quando Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente da República, as disputas nos Estados “seguem um padrão mais ou menos previsível”. O candidato do PT vai melhor no Norte, no Nordeste e na parte de cima da região Sudeste, enquanto seus adversários se destacam em São Paulo, no Sul e no Centro-Oeste.
O presidente deve vir a Mato Grosso na terça-feira (19).
O cenário deve se repetir com a polarização eleitoral entre Lula e Bolsonaro. A projeção feita com base em pesquisas eleitorais e resultados de votações indica Lula na frente em 15 dos 27 Estados e unidades da federação. Bolsonaro está à frente em oito. Em quatro Estados, a diferença é pequena e não permite apontar favorito.
“Com economias centradas no agronegócio, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são dois Estados do Centro-Oeste onde o candidato à reeleição leva vantagem sobre o principal adversário. Em Goiás, a distância é pequena demais para se apontar um favorito, e no Distrito Federal Bolsonaro lidera. Apesar de ter área bem menor, o Centro-Oeste tem peso eleitoral similar ao da região Norte: 7,5% dos votantes”, aponta a reportagem.
Estadão