O projeto proposto pela vereadora Luciane Bündchen (UB) que visa garantir o acesso gratuito à internet Wi-Fi para os usuários das unidades de saúde, incluindo postos de saúde, o Hospital Municipal e os PSFs, dentro do município de Porto dos Gaúchos, teve sua votação adiada para a próxima sessão legislativa. O pedido de vista foi apresentado pelo vereador Tenente Donizete (MDB), uma prerrogativa que permite que um legislador solicite mais tempo para análise quando julga necessário.
Depois de passar pela avaliação das comissões, o projeto foi elogiado pela maioria dos parlamentares. De acordo com o texto da proposta, os postos de saúde, o Hospital Municipal e os PSFs devem disponibilizar Wi-Fi gratuito para os usuários enquanto eles aguardam atendimento ou realizam qualquer tipo de espera.
Luciane Bündchen destacou a crescente importância da internet no dia a dia da sociedade, tornando-se uma ferramenta crucial para acesso a serviços, comunicação e informações. Além disso, a vereadora ressalta que muitas comunidades próximas a Porto dos Gaúchos não têm acesso a dados móveis, dependendo exclusivamente do Wi-Fi para se conectar à internet. Ela menciona a comunidade São João, com mais de quinhentos moradores, como um exemplo de local onde o acesso à internet móvel é limitado.
“Acreditamos que, quando se trata de saúde e das situações que envolvem espera no atendimento, disponibilizar acesso à internet é de extrema importância. Não podemos deixar a população do nosso município sem notícias de seus familiares e entes queridos durante esses momentos delicados”, afirmou a vereadora Luciane Bündchen.
A expectativa é que o projeto seja discutido e votado na próxima sessão legislativa, contribuindo para um acesso mais amplo e inclusivo à internet na cidade.
Outras indicações
Na mesma sessão, Luciane Bündchen indicou a construção de Pista de Caminhada, iluminação, arquibancada de concreto, identificação da fachada com o nome no estádio municipal Nelson Rezer, indicou a troca das pias por bancadas na Rodoviária e Ginásio de Esportes, bem como troca das lixeiras por grandes e fechadas, espelhos acima da bancada, porta papel adequado para o local e ganchos para as bolsas, e que seja trocado os bancos de madeira e feito trocador para criança no PSF Dr. Jayme Pereira Frank. Por fim, indicou que os eventos realizados pelas secretarias municipais na sede do município tenham a participação das comunidades João e Novo Paraná, quando estes não estiverem programados para serem realizados também nas comunidades.
Requerimentos
Ainda durante a sessão a parlamentar protocolou três requerimentos, solicitando informações sobre a construção do PSF Derci de Farias Batista, sobre construção de quebra-molas em Novo Paraná e sobre a alteração do piso salarial de Técnico de Enfermagem do município.
Fonte: Porto Noticias