O recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE em Porto dos Gaúchos, Hamilton Junior, entrou em contato com a redação do Porto Notícias, para relatar certa dificuldade que vem encontrando para realizar a coleta de dados no município.
Ele relata que está havendo residência por parte de algumas pessoas em responder as perguntas feitas por ele ao aplicar a pesquisa do censo 2022
A recusa parte do receio das pessoas em o recenseador ser realmente credenciado pelo IBGE, ou mesmo por indisposição em responder as perguntas.
Além do questionário, o recenseador solicita os dados da pessoa que prestou as informações, como nome, telefone e e-mail. Qualquer morador, acima de 12 anos, capaz de fornecer as informações, pode responder ao recenseador pelos demais moradores daquele domicílio. Ou seja, apenas uma pessoa do domicílio responderá por todos os residentes.
Todas as informações coletadas pelo recenseador são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos do IBGE.
O recenseador está uniformizado, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o DMC. Além disso, é possível confirmar a identidade dele no site do IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site.
Hamilton informou que além dele, está realizando a coleta em Porto do Gaúchos outro recenseador por nome Reinaldo e mais uma auxiliar que é da cidade, e em breve terá o auxilio de outro recenseador por nome Fabrício, que está na foto com ele abaixo.
Qual a importância do Censo para o município?
O Censo demográfico fornece informações que permitem avaliar a evolução do quantitativo da população ao longo do tempo. Mostrando fluxos migratórios, crescimento e decréscimo da população a nível municipal, estadual e federal. É a principal fonte de dados da situação de vida da população brasileira, e é em cima do censo que são repassados os recursos para o município investir em áreas como saúde e educação.
Fonte: Porto Noticias