Home Política Senadora de MT apresenta projeto para voto impresso a partir de 2026

Senadora de MT apresenta projeto para voto impresso a partir de 2026

2 min ler
0

A senadora em exercício, Rosana Martinelli (PL), apresentou um projeto de lei para que seja implantado o voto impresso em caráter experimental para as eleições de 2026. Segundo a parlamentar, oa medida  servirá para que seja verificada a sua segurança, viabilidade técnica, operacional, orçamentária e financeira. Além do Senado, o projeto também precisa ser  apreciado pela Câmara Federal.

De acordo com o projeto, o objetivo é aumentar a transparência e confiabilidade das eleições brasileiras e permitir que a conferência dos votos seja feita também pelo eleitor, independente da Justiça Eleitoral, de modo a contribuir para o “fortalecimento do regime democrático”.

“A fim de minimizar situações que fragilizem a democracia, em nossa proposta, instituímos a obrigatoriedade do voto impresso de forma experimental nas próximas eleições gerais, de 2026, para que se garanta que todos os procedimentos serão viáveis e seguros, mantido o sigilo do voto. Sugerimos que se proceda à implementação completa do voto impresso apenas quando atendidos esses requisitos”, diz trecho do texto.

Está não é a primeira vez que a ala bolsonarista em Brasília questiona a confiabilidade das urnas eletrônicas. Em 10 de agosto de  2021, quando o ex-presidente da República  Jair Bolsonaro (PL) se articulava para disputar à reeleição, o Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou a PEC do Voto Impresso (Proposta de Emenda à Constituição 135/19). Foram 229 votos favoráveis e 218 contrários.

Como não foram obtidos os 308 votos favoráveis necessários, o texto foi arquivado.

Thaís Fávaro/RD News

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política
Comentários estão fechados.

Verifique também

Justiça Eleitoral barra posse de vereador do UB de Novo Horizonte do Norte por irregularidades eleitorais

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) cassou o registro de candidatura e s…