Home Agronegócio STF determina suspensão de lei contra signatárias da moratória da soja

STF determina suspensão de lei contra signatárias da moratória da soja

2 min ler
0

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (26) a suspensão da eficácia da Lei nº 12.709/2024 que prevê o corte de incentivos a signatárias da moratória da soja em Mato Grosso. O deferimento da medida cautelar é em favor de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) requerida pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

A Lei nº 12.709/2024 que diz respeito à moratória da soja foi sancionada em outubro deste ano com dois vetos e estabelece novos critérios para a concessão de incentivos no estado e, na prática, impede o consentimento para as empresas adeptas da moratória da soja.

A legislação entra em vigor em 1º de janeiro de 2025, próxima quarta-feira em Mato Grosso.

O requerimento de suspensão da Lei, que prevê o corte de incentivos fiscais para as empresas signatárias da moratória da soja, foi protocolado pelo PCdoB no dia 23 de dezembro no STF (confira aqui). Junto no requerimento estão o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), o Partido Verde e o Rede Sustentabilidade.

O pacto da moratória da soja foi criado em 2006 pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). Ele proíbe a compra de soja produzida em áreas do bioma Amazônia que tenham sido desmatadas após julho de 2008.

Canal Rural

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Agronegócio
Comentários estão fechados.

Verifique também

Dois são condenados a 15 e 12 anos de prisão por ato terrorista favor de Bolsonaro em Sinop

O juiz Jeferson Schneider, da 5ª Vara Federal Criminal, condenou Danilo José Ribeiro de So…