A pandemia do coronavírus, que mudou a rotina das pessoas, fará com que ao aniversário do município de Tabaporã (90-km de Porto dos Gaúchos), seja comemorado sem a tradicional festa na praça no centro da cidade.
A decisão foi tomada pela administração municipal com o objetivo de evitar aglomerações, e mais um ano o aniversário de Tabaporã passará sem o tradicional Bailão na praça, e o café da manhã na Feira dos Produtores.
Para comemorar a fundação do município, que completa 37 anos, o poder executivo municipal decidiu realizar apenas uma carreata na segunda-feira dia 20 de setembro, com início as 8h da manhã saindo de frente a prefeitura, passando por algumas ruas da cidade e encerrando na praça central.
“O aniversário de Tabaporã sempre foi comemorado de uma forma simples, e com o passar dos anos vem crescendo de forma expressiva, e para que não ajam aglomerações decidimos não comemorar com os tradicionais festejos”, explicou o Prefeito Sirineu Moleta.
A origem.
Tabaporã surgiu a partir de 1984, em função do projeto de colonização da Gleba Tabaporã, de propriedade da empresa Apolinário Empreendimentos Imobiliários Ltda, cuja área era de quase quarenta mil quilômetros quadrados.
A colonização foi executada pela empresa Zé Paraná Empreendimentos Imobiliários Ltda., contratada pela proprietária das áreas, que sob a administração do colonizador Sr. José Pedro Dias “Zé Paraná”, efetuou a abertura de estradas, construção de pontes, demarcação e venda dos lotes rurais e urbanos.
Tabaporã foi elevado à categoria de município através da Lei estadual n.º 5.913, de 20 de dezembro de 1991, de autoria do então deputado estadual Hermes de Abreu, e sancionada pelo governador Jayme Campos.
PARTICIPE DO GRUPO DO PORTO NOTICIAS NO WHATSAPP
Fonte: Porto Noticias