Teve início em Porto dos Gaúchos na noite de segunda-feira (21 de fevereiro) o curso Técnico em Agricultura, que será realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci) de forma presencial em Porto dos Gaúchos em parceria com as secretarias municipais de Educação e Agricultura.
A aula inaugural contou coma presença do prefeito Vanderlei de Abreu, secretário de Educação Paulo Celso, secretário de Agricultura Leandro Schaedler e coordenadora da Escola Técnica de Sinop Debora Malagutti.
As articulações para a vinda do curso para Porto dos Gaúchos começaram ainda em 2017, através de empenho de João Cavaliere que na época era secretário de Agricultura.
Após o termino do curso, o concluinte estará apto ao mercado de trabalho. O prefeito ressaltou a importância da parceria realizada para o curso. “Hoje nosso estado é agrícola e Porto dos Gaúchos não é diferente. Precisamos de profissionais nessa área tanto pra trabalhar no campo como nos comércios do ramo, ou ainda em suas próprias propriedades rurais. Isso vem a somar pro nosso município, antigamente tinham que se deslocar para os grandes centros para fazer esse tipo de curso, hoje pode ser feito em nossa cidade, e isso é muito importante”, destacou.
O secretario de Educação também disse da importância do curso, que chega em um momento que o município de destaca pujante na agricultura; “tenho muita satisfação em poder estar como secretário no momento, oferecendo essa oportunidade a população, e pode ser o primeiro de outros que poderemos trazer, desde que aja demanda”, disse Paulo Celso.
Para o secretário de Agricultura Leandro Schaedler, o município necessita cada vez mais de profissionais nessa área; “Tomara que todos se formem, pois mesmo a prefeitura necessita de técnicos pra atender essa demanda e o mercado em si absorve esses profissionais, sendo criadas muitas vagas de trabalho”, frisou.
O curso que será ofertado em sala de aula da escola municipal Gustavo Adolfo Wilke através da Escola Técnica de Sinop, com um total de 40 vagas, que foram todas preenchidas, promete capacitar os alunos para que estejam aptos ao mercado de trabalho após o término do curso, podendo desenvolver varias funções ligadas a atividade rural.
Fonte: Porto Noticias
CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DO PORTO NOTICIAS NO WHATSAPP