“O aporte ampliará a capacidade de produção de veículos e motores, com a introdução de novos modelos equipados com a inovadora e pioneira tecnologia híbrida flex da marca, visando consolidar as operações industriais da fabricante e manter seu protagonismo e liderança no país em eletrificação e exportações. Esses investimentos foram viabilizados por iniciativas favoráveis implementadas pelo Estado de São Paulo, que contribuíram substancialmente para a promoção da competitividade e da previsibilidade das atividades do setor industrial”, disse a empresa em nota oficial.
No comunicado enviado para a imprensa, a Toyota afirma que metade do valor investido é destinado à “produção de um novo veículo compacto híbrido flex, já anunciado no ano passado e com previsão de produção para 2025, além da produção de outro modelo com a mesma tecnologia, desenvolvido especialmente para o Brasil”.
A Toyota ainda menciona a iniciativa alinhada com os programas Nova Indústria Brasil e Mover, recentemente apresentados pelo Governo Federal.
“A Toyota está presente no Brasil há 66 anos, investindo continuamente em tecnologia e inovação para oferecer as melhores soluções e atender às necessidades dos consumidores. Um exemplo desse comprometimento foi o pioneirismo no desenvolvimento da tecnologia híbrida flex no país. Estamos muito satisfeitos em poder ampliar nossa produção local, exportar para toda a região e assim gerar e distribuir mais valor para toda a sociedade, em forma de empregos e desenvolvimento econômico”, afirma Rafael Chang, CEO da Toyota para a América Latina e o Caribe.
Segundo a empresa, o parque industrial de Sorocaba opera a plena capacidade, e parte das operações serão transferidas para Indaiatuba (SP) até o final de 2026. Também está prevista a produção de um “novo motor” na unidade de Porto Feliz, próxima a Sorocaba, bem como a ampliação da produção de baterias para modelos híbridos.
R7