A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou hoje o edital de vestibular para ingresso no primeiro semestre de 2024. Esta edição oferta 2.370 vagas em 60 cursos, distribuídos em 11 municípios do Estado.
Tradicionalmente, o ingresso no primeiro semestre de cada ano letivo era realizado pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, enquanto o ingresso no segundo semestre de cada ano letivo era realizado pelo vestibular próprio da Unemat.
Porém, a novidade é que o ingresso no primeiro semestre de 2024 será por vestibular próprio da Unemat. Para tanto as inscrições e provas serão realizadas ainda neste segundo semestre de 2023. Outra novidade é que este vestibular contará com dois processos seletivos: um por prova e outro por análise de histórico escolar do Ensino Médio, dependendo do curso no qual o candidato tiver interesse.
As inscrições com isenção de taxa deverão ser feitas entre 14 e 22 de setembro. As inscrições pagas deverão ser feitas de 14 de setembro a 30 de outubro. As inscrições para o seletivo por prova custam R$ 100 e por histórico escolar custam R$ 40.
As provas serão realizadas nas cidades de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
O Vestibular 2024/1 compreende duas fases: a primeira consta de quatro provas objetivas com questões sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias; já a segunda etapa constitui-se de prova de redação.
As duas fases da prova serão realizadas em etapa única no dia 3 de dezembro, das 13 às 18 horas. A 1ª chamada será realizada no dia 31 de janeiro, com envio de documentos entre os dias 1º e 5 de fevereiro. Os candidatos que desejarem participar da 2ª chamada, bem como das chamadas subsequentes, deverão manifestar interesse presencialmente na Supervisão de Apoio Acadêmico (SAA) do câmpus onde o curso é ofertado.
A manifestação de interesse presencial deverá ser feita nos dias 19 e 20 de fevereiro. Os candidatos que não comparecerem serão desclassificados e retirados da lista de espera. O resultado final será divulgado a partir do dia 31 de janeiro. O período letivo terá início no dia 26 de fevereiro.
Cursos com ingresso por histórico escolar:
Arquitetura e Urbanismo (Integral): Barra do Bugres
Ciências Biológicas: Alta Floresta (Noturno), Cáceres (Integral), Nova Xavantina (Noturno) e Tangará da Serra (Noturno)
Ciência da Computação: Alto Araguaia (Noturno), Barra do Bugres (Noturno) e Cáceres (Matutino)
Ciências Econômicas (Noturno): Sinop
Educação Física: Cáceres (Matutino) e Diamantino (Noturno)
Engenharia Civil (Integral): Nova Xavantina, Sinop e Tangará da Serra
Engenharia de Produção Agroindustrial (Noturno): Barra do Bugres
Engenharia Elétrica (Integral): Sinop
Engenharia Florestal (Matutino): Alta Floresta
Geografia (Noturno): Cáceres e Sinop
Gestão de Turismo (Noturno): Nova Xavantina
Gestão e Inovação em Agronegócios (Matutino): Tangará da Serra
História (Noturno): Cáceres
Jornalismo (Noturno): Tangará da Serra
Letras (Noturno): Alto Araguaia, Cáceres, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra
Matemática (Noturno): Barra do Bugres, Cáceres e Sinop
Produção de Alimentos (Noturno): Barra do Bugres
Sistemas de Informação (Noturno): Sinop
Zootecnia (Integral, com atividades concentradas no matutino): Pontes e Lacerda
Cursos com ingresso por prova:
Administração (Noturno): Diamantino, Juara, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
Agronomia (Integral): Alta Floresta , Cáceres, Nova Mutum, Nova Xavantina e Tangará da Serra
Ciências Contábeis (Noturno): Cáceres, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
Direito: Alta Floresta (Noturno), Barra do Bugres (Noturno), Cáceres (Matutino), Diamantino (Noturno) e Pontes e Lacerda (Noturno)
Enfermagem (Integral): Cáceres, Diamantino e Tangará da Serra
Medicina (Integral): Cáceres
Pedagogia (Noturno): Cáceres, Juara e Sinop
Redação/Só Notícias