No próximo sábado, dia 1º de maio/2021 começa a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra Febre Aftosa em bovinos e bubalinos quando devem ser vacinados animais de mamando a caducando, que se refere a todas as faixas etárias entre machos e fêmeas.
Nesse período, os criadores de gado deverão vacinar o rebanho e declarar ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), que fiscaliza a vacinação.
As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2 °C e 8 °C, desde a aquisição até o momento da utilização, incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda.
O médico veterinário Dr. Tiago Romero, lembra que neste período, além da vacina contra aftosa, os pecuaristas também fazem a vacinação contra a brucelose, que deve ser aplicada em bezerras fêmeas de 3 a 8 meses de idade.
Segundo informou Tiago, para a vacinação contra a Brucelose, existe dois tipos de vacinas no mercado, são elas: B19, que é feita em bezerras fêmeas de 3 a 8 meses de idade; e RB51, que é uma vacina nova no mercado e pode ser feita em fêmeas a partir de 3 meses de idade até vacas adultas.
“Como profissional da área, eu me coloco à disposição de todos os pecuaristas de Portos dos Gaúchos e região para quaisquer dúvidas. Podem me encontrar na AGRO RURAL, me ligando ou mandando mensagens no WhatsApp”, completa Tiago Romero.
Quem desejar maiores informações, o telefone e WhatsApp do Dr. Tiago Romero é; (66) 98406-7994.
Fonte: Porto Notícias