O Médico Veterinário Tiago Romero CEO da Agripec Consultoria Rural e Veterinária, alerta os produtores e pecuaristas da região, que a partir do dia 8 de maio de 2023, a emissão da Guia de Trânsito de Animal (GTA) de bovinos e bubalinos ficarão suspensas, exceto para abate, que continuará normal.
A emissão de GTA para as outras finalidades como cria, recria, engorda, exposição, e demais eventos agropecuários será permitida somente após a comunicação e atualização de estoque do seu rebanho.
Para evitar transtornos, façam a evolução das faixas etárias e comunicação do saldo de rebanhos nos escritórios do INDEA ou pelo Módulo do Produtor, no início da campanha e quem tiver dúvidas ou precisar de informações que procure a unidade do INDEA no seu município.
Parte do Mato Grosso foi reconhecida pela OIE como zona livre de vacinação contra febre aftosa a partir de 2023, onde a região do Vale do Arinos está inclusa.
Porem os pecuaristas devem continuar vacinado as bezerras de bovinos e bubalinos entre 3 a 8 meses contra brucelose, que é uma zoonose.
Esta vacinação deve ser feita por um veterinário ou por um vacinador cadastrado, o veterinário deverá fazer um atestado de vacinação e o produtor deverá realizar a comunicação de vacinação junto ao INDEA do município.
O Médico Veterinário Tiago Romero se coloca à disposição de todos para quaisquer dúvidas.
Mais informações: (66) 98406-7994