Quando estava como prefeito do município de Porto dos Gaúchos, Baxinho Piovesan sempre gostou de “judicializar” ações contra adversários políticos por denúncias, palavras proferidas e até mesmo contra a imprensa por noticiar fatos, porém geralmente os processos acabavam não dando em nada.
Agora fora da política, o ex-prefeito ao que parece tem coisas mais importantes para com que se preocupar, e já não quer briga.
É o que aconteceu com uma ação movida em 2020 por ele contra dois ex-vereadores da época, e um atual vereador, por denunciarem erros nos empenhos pagos pela prefeitura, constatados por eles no sistema aplic.
Na época, os vereadores denunciaram, e a imprensa repercutiu o fato, onde constava um ex-prefeito e sua ex-esposa como beneficiários de valores pagos pela prefeitura, como se ambos estivessem recebendo recurso do município.
Constatado o fato, ficou comprovado que os supostos beneficiários nada tinham recebido da prefeitura, e não passava de um erro no sistema, que foi corrigido posteriormente.
Porém Baxinho não deixou passar em branco, e ofereceu queixa crime contra os ex-vereadores Vanderlino Ferreira, Kelly Duarte e contra ao atual vereador professor Enos por “em tese” terem cometido crime contra sua honra, (calunia ou difamação). Na época Baxinho tentou também contra a imprensa, não conseguindo nem mesmo o direito de resposta, uma vez que ficou claro que a imprensa apenas noticiou o fato verídico constatado no sistema.
Agora, passados 02 anos do episódio, Baxinho optou por renunciar o direito de queixa crime e requereu pela extinção do processo, que foi julgado extinto pela juíza da comarca.
Por Roseno Barros