Entre os sete principais institutos de pesquisas do país, o levantamento que mais se aproximou do resultado das urnas no domingo (30) foi o do Paraná Pesquisas. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu Jair Bolsonaro (PL) com 50,9% contra 49,1% dos votos válidos.
O levantamento do Paraná Pesquisas apontava Lula com 50,4% contra 49,6% de Bolsonaro, e margem de erro de 2%, para mais ou para menos.
As últimas pesquisas antes do segundo turno foram divulgadas no sábado (29). Todas tinham margem de erro de 2%.
O Instituto de Pesquisas Brasmarket foi o que mais errou, dando vitória de Bolsonaro por 53,6% dos votos contra 46,4% de Lula.
Datafolha e Genial/Quaest apontavam vitória de Lula por 52% a 48%. Dentro da margem de erro, acertaram o resultado das urnas.
Já Atlasintel e Ipec (ex-Ibope) deram corretamente vitória de Lula, mas apontaram percentuais fora da margem de erro tanto para o petista quanto para Bolsonaro.
Atlas dava 53,4% para Lula e 46,6% para Bolsonaro. A margem de erro colocaria o petista com até 51,4% e o atual presidente com até 48,6%, fora do resultado real de 50,9% contra 49,1%.
Já Ipec dava Lula com 54% e Bolsonaro com 46% na véspera da eleição, também fora da margem de erro.
Veja um resumo das pesquisas divulgadas no sábado (29):
– Paraná Pesquisas 29/10: 50,4% Lula, 49,6% Bolsonaro, margem de 2%;
– Datafolha 29/10: 52% Lula, 48% Bolsonaro, margem de erro de 2%;
– Genial/Quaest 29/10: 52% Lula, 48% Bolsonaro, margem de erro de 2%;
– Atlasintel 29/10: 53,4% Lula, 46,6% Bolsonaro, margem de erro de 2%;
– Ipec 29/10: 54% Lula, 46% Bolsonaro, margem de erro de 2%;
– Brasmarket 29/10: 53,6% Bolsonaro, 46,4% Lula, margem de erro de 2%.
Mídia Jur