Um grupo de posseiros tentou invadir uma fazenda, na manhã desta quinta-feira (03), no município Araputanga (345 km de Cuiabá). A Polícia Militar foi acionada. Não há confirmação se o grupo pertence ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Em entrevista ao Repórter MT, o contador da Fazenda Canaã, Helder João Souza, explicou que o grupo chegou em diversos veículos, entre eles caminhonetes e caminhões, alegando ter direito a ocupar as terras. Para tentar tomar posse, eles mostraram uma matrícula de terra devoluta da União, mas ela não corresponde à matrícula do local.
“Cerca de 100 famílias chegaram hoje de manhã, em um comboio de carros populares, caminhão e caminhonetes, dizendo ter direito de ocupar a área, que seria ‘terra devoluta da União’. Um homem se apresentou como advogado, mas ao verificar, não tinha registro junto à Ordem”, disse o contador.
“De fato, a matrícula que eles têm em mãos, parece ser de terra devoluta, mas não tem nada a ver com a Fazenda Canaã. Estão no local errado”, acrescentou.
Apesar de terem explicado que a terra que eles pretendem ocupar não tem relação com a fazenda, onde trabalham com criação de gado, o grupo segue acampado na frente da fazenda.
“Até agora não apresentaram nenhum documento que comprove que eles tenham algum direito sobre essa área. Por isso estão lá fora”, explicou Helder.
O proprietário da terra conta com segurança particular, mas, por receio, os trabalhadores registraram boletim de ocorrência e acionaram a Polícia Militar, que ajuda a impedir o avanço dos invasores.
“Sempre trabalhamos certinho. Fomentamos a economia local e estadual. Pagamos todos os nossos encargos. É uma fazenda totalmente produtiva e legalizada”, finalizou.
Fonte: Reporter MT