Através da secretaria municipal de Cultura e Economia Criativa, Porto dos Gaúchos será contemplado com a Lei Federal Paulo Gustavo (nº195/2022) para fomentar iniciativas artísticas e culturais locais.
A lei, nomeada em homenagem ao falecido comediante e ator brasileiro, tem como objetivo fornecer apoio financeiro a iniciativas culturais e artísticas em todo o país. O anúncio do subsídio, totalizando quase R$ 62 mil, foi comemorado pelo secretário da pasta Jandeson Perin, que disse que está preparando o plano de ação e toda a parte burocrática para recebimento do recurso.
“O Paulo Gustavo foi um ator, que faleceu de covid e que ele trabalhava essa de teatro, fez filmes, participou de séries. Então a intenção da lei é justamente fomentar o audiovisual. Nós montamos o projeto que foi encaminhado e nosso município vai ser contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo. Também com este recurso pretendemos realizar algumas ações itinerantes não só na sede, mas também no interior do município, abrindo editais de fomento pra tá selecionando entre as melhores produção audiovisual. A ideia é desenvolver parcerias com escolas e instituições de ensino, a fim de proporcionar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento artístico para os estudantes, por exemplo”, destacou Janderson.
Janderson faz questão de ressaltar que a secretaria busca valorizar todos os segmentos da cultura, não so a parte musical, conforme é a ideia da economia criativa, que busca trabalhar um pouquinho de cada setor da cultura local.
Uma vez os recursos sendo liberados, a secretaria vai estudar juntamente com o Poder executivo e o Conselho Municipal de Cultura as formas como serão aplicados o recurso da lei no município, definindo questões como quantidade de projetos a serem avaliados, valores, tudo através de edital e chamamento público.
“Faremos uma ampla divulgação até porque assim é um valor considerável em relação ao nosso município para este fim, e a gente tem que fazer a distribuição desse recurso de forma a atender o objetivo proposto no projeto, fazendo chegar na ponta, chegar em quem faz cultura no nosso município”, afirmou o secretário.
Fonte: Porto Noticias