Josias Campinas, da Vigilância Sanitária de Porto dos Gaúchos, emitiu um alerta à população em um vídeo divulgado, onde mostra preocupação com a infestação do mosquito Aedes aegypti na cidade, trazendo o risco de proliferação da dengue.
Segundo o agente, neste momento, 05 casos suspeitos de dengue estão sob investigação, sinalizando a presença de mosquitos infectados. A confirmação desses casos poderia desencadear uma situação alarmante, visto que um único mosquito contaminado pode transmitir a doença para várias pessoas.
Josias informou que larvas do Aedes aegypti têm sido encontradas em todos os bairros da cidade, evidenciando a necessidade urgente de ações preventivas. Ele ressaltou a importância da colaboração de todos, e pediu que os moradores auxiliem os agentes de combate a endemias realizando inspeções em seus quintais e terrenos.
A remoção de recipientes que possam acumular água, a verificação de fossas e calhas, bem como a eliminação de possíveis criadouros, são medidas cruciais para conter a disseminação do mosquito.
Os locais onde tem se encontrado focos de larvas do mosquito com facilidade são principalmente, vasilhames, lonas, sacolas, brinquedos, pneus, lata e garrafa de cerveja, vasos de plantas, calhas e fossas.
A população também pode colaborar com a Vigilância Sanitária, denunciando possíveis focos do mosquito em locais públicos ou privados.
Ele enfatizou a importância de buscar atendimento médico imediato ao sentir esses sintomas, como dores no corpo, nos olhos, de cabeça, além de irritações na pele, visando um diagnóstico precoce e um tratamento adequado.
A dengue tem sido uma preocupação em todo o Brasil, e o estado de Mato Grosso está em alerta. Até o dia 14 de fevereiro, foram registrados 4.012 casos da doença, com três óbitos sob investigação. Esses números ressaltam a urgência de medidas preventivas e a conscientização da comunidade para evitar uma epidemia em Porto dos Gaúchos.
Fonte: Porto Noticias
ASSISTA O VIDEO COM O ALERTA
Ver essa foto no Instagram