A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) discursou nesta quarta-feira (08), no plenário da Câmara, contra a Medida Provisória (MP) 1075/2021 de Jair Bolsonaro, que destrói o Programa Universidade Para Todos (ProUni). Rosa Neide pediu que a Câmara devolva a MP.
“A educação do Brasil precisa ser respeitada. Nossos estudantes precisam ser respeitados. Como se retira um programa que deu certo?”, questionou Rosa Neide.
Professora Rosa Neide afirmou que a MP desmonta o ProUni, ao abrir a possibilidade de estudantes de escolas privadas receberem bolsas. A Medida Provisória também acaba com as bolsas integrais do programa.
“O objetivo do ProUni é abrir as portas das Universidades para os filhos dos mais pobres. Quantos filhos de trabalhadores humildes não cursaram medicina, engenharia e direito com o ProUni? Milhares. Mas esse desgoverno Bolsonaro quer limitar o acesso dos mais pobres, acabando com as bolsas integrais e dando bolsas para quem estuda em escola privada, ou seja, para quem tem dinheiro para pagar os estudos. Esse é mais um retrocesso! Mais um ataque desse desgoverno contra os estudantes e contra a educação!”, afirmou Rosa Neide.
Volney Albano
Assessoria de Imprensa