A Escola Municipal Gustavo Adolfo Wilke de Porto dos Gaúchos deu início nesta volta as aulas em 2024, a um novo capítulo em sua história educacional ao implementar o sistema educacional cívico-militar. Com entusiasmo, autoridades locais como o prefeito Vanderlei de Abreu e o secretário de educação Paulo Celso Ortega, além de professores e alunos se reuniram para marcar o início dessa transformação na gestão escolar.
O modelo cívico-militar traz consigo uma abordagem inovadora, visando instilar valores de disciplina, cidadania e civismo entre os estudantes. A mudança não se restringe apenas à dinâmica das aulas, mas permeia toda a cultura escolar, promovendo não só o desenvolvimento acadêmico, mas também a formação cidadã e o cultivo de princípios éticos.
A Escola Gustavo Adolfo Wilke, que abrange desde o primeiro até o sexto ano do ensino fundamental, agora se alinha com o modelo de escolas militares.
Parte integrante dessa mudança é a contratação de um quadro de militares, que atuarão em conjunto com a coordenação da escola, por meio da Associação Brasileira dos Militares (ABEMIL). Esses profissionais passaram por treinamento especializado e estão alinhados com o corpo docente da escola, trabalhando em colaboração para o sucesso dos alunos.
A iniciativa reflete a visão do secretário municipal de Educação, Paulo Celso Ortega, e do Poder Executivo, que apostam no modelo cívico-militar para elevar a qualidade educacional e formar cidadãos comprometidos com os valores fundamentais para o desenvolvimento da sociedade.
Fonte: Porto Noticias/Assessoria