O ano de 2022 começa com uma nova secretaria na estrutura organizacional da prefeitura de Porto dos Gaúchos. Assumiu o comando da recém criada secretaria de Cultura e Economia Criativa o jovem Janderson Perin, que passa a integrar o staff da gestão do prefeito Vanderlei de Abreu e vice Mauro Ferreira.
A criação da secretaria foi aprovada em 13 de dezembro do ano passado na câmara de vereadores a pedido do prefeito Vanderlei. Janderson que assumiu a chefia da pasta, mesmo antes já vinha colaborando com o setor, tendo sido um dos responsáveis pelo projeto natalino que contemplou o município no final de 2021, e do projeto Jornada Cultural que será realizado este ano pela pasta.
Com a criação da secretaria de Cultura e Economia Criativa, várias atribuições culturais que até então estavam delegadas a um Setor subordinado a secretaria de Meio Ambiente e Turismo, agora serão responsabilidade da pasta comandada por Janderson Perin, que agora com o status de secretaria facilitará a captação de recursos, tanto a nível de estado como do país para fomentar a cultura no município.
Em entrevista na TV Porto nesta segunda-feira (10/01), Janderson destacou alguns trabalhos que pretende desenvolver e agradeceu a confiança depositada pelo prefeito Vanderlei e vice Mauro para que ele possa comandar a pasta, destacando que poucos gestores tem esta visão de valorização da cultura como acontece em Porto dos Gaúchos.
Janderson lembrou que sempre esteve envolvido com o segmento da cultura desde jovem; “Desde a escola sempre gostei de cultura, de teatro, e até hoje o que eu pude contribuir com a cultura do município eu estive a frente, realizando vários eventos e envolvido com a cultura”, disse.
Janderson aproveitou para falar sobre a implantação da economia criativa, que é algo que vem surgindo em todos os lugares, fomentando as ideias das pessoas que usam essa criatividade relacionada a cultura para gerar renda; “Estaremos apoiando essas pessoas dando cursos, capacitação, pra estar ajudando essas pessoas a transformarem sua criatividade em um negocio que gere renda para ela”, destacou.
O novo secretário reforçou que com o município contando agora com uma secretaria, terá mais credibilidade para buscar recursos, elaborar projetos e participar de editais públicos. “Cultura não é só eventos, este ano mesmo o estado já comunicou que vai lançar edital para reforma de museus, temos a nossa biblioteca municipal, estamos estudando a viabilidade da volta do projeto pulsação e tudo isso está relacionado à cultura”, explicou.
Através da secretaria de Cultura, será realizado eventos como Fescapo, Fespeva e ainda este ano será realizada a Jornada Cultural em maio, quando serão pelo menos 10 dias de eventos culturais acontecendo no município, contemplando a todas as idades e classes.
O secretário Janderson disse que está à disposição da população para ouvir ideias e na medida do possível buscar a sua viabilização.
Fonte: Porto Noticias