Todo o efetivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Mato Grosso foi convocado para intensificar a segurança das rodovias federais no Estado. Segundo o superintendente da PRF, Francisco Lucena, serão tomadas medidas para desobstrução de qualquer via que está sendo bloqueada.
Os bloqueios estão sendo feitos por apoiadores da invasão ao Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto, por extremistas bolsonaristas, neste domingo (08) .
“Quero esclarecer que estamos tomando todas as providências necessárias para tentar desobstruir Sinop, que é o único ponto de bloqueio. Neste momento, queremos evitar novos bloqueios. Fizemos a convocação de 100% dos PRFs e estamos também articulando junto com as forças estaduais de para uma ação integrada e efetiva”, explicou o superintendente.
Segundo ele, em breve haverá uma reunião com o secretário de Segurança de Mato Grosso, Coronel PM César Augusto de Camargo Roveri, para articular possíveis medidas de enfrentamento aos bloqueios.
No entando, segundo o monitoramento da Concessionária Rota do Oeste há manifestações na BR-163 em Lucas do Rio Verde e Sinop. Ambos os bloqueios são em trechos da BR-163.
Também foi registrado um bloqueio em Nova Mutum, mas foi removido por volta as 17h.
Invasão
Um grupo de centenas de extremistas bolsonaristas que marchava pela Esplanada dos Ministérios enfrentou os bloqueios policiais e invadiu o prédio do Congresso Nacional. O grupo subiu a rampa que dá acesso ao prédio e ocupa a parte externa do edifício, onde ficam as famosas cúpulas. Alguns manifestantes conseguiram adentrar no interior do Congresso. As vidraças do Salão Nobre foram depredadas. O grupo invadiu também o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).
Um grupo menor também se dirigiu ao Palácio do Planalto, sede do governo federal, e conseguiu entrar na área externa do prédio. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não está em Brasília. Ele viajou para Araraquara, no interior de São Paulo, para avaliar o impacto das chuvas que atingiram a região nos últimos dias.
Intervenção
Apontando possível conivência das forças policiais do Distrito Federal com os extremistas bolsonaristas, o ´presidente da República Lula (PT) acaba de decretar intervenção federal. A intervenção abrange somente a Secretaria de Segurança Pública do DF, mantendo o governador Ibanez Rocha (MDB) no cargo.
Beatriz Passos e Bárbara Sá/RD News