Home Estaduais PT de MT emite nota de repúdio e garante punição a financiadores de invasão em Brasília. Manifestantes de MT participaram

PT de MT emite nota de repúdio e garante punição a financiadores de invasão em Brasília. Manifestantes de MT participaram

7 min ler
0

No domingo (8), centenas de invasores vandalizaram o Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto em ato anti-democráticos organizado por bolsonarismo em ação por intervenção militar contra Lula (PT) na presidência da República. Representantes do Partido dos Trabalhadores (PT) de Mato Grosso classificaram o episódio como terrorismo e reforçaram a punição de financiadores de mobilização.

O presidente do PT em Mato Grosso, deputado estadual Valdir Barranco salientou que a ação não se trata de uma manifestação e sim de ato terrorista por golpistas. “Todos os envolvidos, incluindo aqueles que estão apoiando de fora, devem ser presos por incentivar um golpe de estados e ações terroristas”, escreveu ele.

Outro representante a se posicionar foi o deputado estadual, Lúdio Cabral, que afirmou que a invasão ocorreu com a conivência de quem deveria prevenir e combater. “Punição rigorosa a todos os criminosos: aos zumbis vândalos, aos articuladores, aos financiadores, aos mentores e às autoridades cúmplices”, destacou o deputado.

A vereadora Edna Sampaio também se pronunciou e aproveitou para criticar a conduta do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e do secretário de Segurança Pública exonerado, Anderson Torres.

“Foi tanta paciência, tanta omissão que eles planejaram tudo, foram em caravana para praticar seus crimes e não foram detidos!! Sem anistia para genocidas, terroristas e seus colaboradores. Lula avisa empresários fascistas: não se esconderão atrás de uma multidão de fanáticos. Esses que financiam atos terroristas não podem ficar impunes”, publicou a vereadora”, publicou a parlamentar.

Um grupo de centenas de extremistas bolsonaristas que marchava pela Esplanada dos Ministérios enfrentou os bloqueios policiais e invadiu o prédio do Congresso Nacional. O grupo subiu a rampa que dá acesso ao prédio e ocupa a parte externa do edifício, onde ficam as famosas cúpulas. Alguns manifestantes conseguiram adentrar no interior do Congresso. As vidraças do Salão Nobre foram depredadas. O grupo invadiu também o prédio do Supremo Tribunal Federal.

Um grupo menor também se dirigiu ao Palácio do Planalto, sede do governo federal, e conseguiu entrar na área externa do prédio. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não está em Brasília. Ele viajou para Araraquara, no interior de São Paulo, para avaliar o impacto das chuvas que atingiram a região nos últimos dias.

Nota de Repúdio

O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso (PT-MT) repudia os atos de vandalismo, bandidagem, falta de respeito ao estado democrático de direito e à vida cometidos no dia 08/01/2023 em vista da destruição do Palácio do Planalto, do STF e de boa parte do Congresso Nacional por manifestantes revoltados contra o resultado das eleições de 2022.

Os terroristas quiseram tolher as liberdades constitucionais, atacando as instituições públicas que são essenciais ao funcionamento do Estado Democrático de Direito.

O PT é contra os golpistas e os atos de violência que depredaram o patrimônio público, defende a imediata identificação e punição dos indivíduos que praticaram tais atos.

Apoiamos os Atos em Defesa da Democracia, convocados pelos movimentos sindical e populares a serem realizados nos próximos dias.

O atentado que acometeu a República tem que ser punido, as agressões dos vândalos foram praticadas contra integrantes dos três poderes, por isso, a República tem que reagir impondo todos as sanções garantidas em nome da lei para manter a democracia viva, pujante, emancipatória, livre e fundamentalmente democrática.

Cuiabá, 08 de janeiro de 2023.

Diretório Estadual do PT/MT

 

Redação

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Deputados de MT aprovam a obrigatoriedade de uniforme nas escolas estaduais

Em sessão ordinária nesta quarta-feira (15), os deputados estaduais de Mato Grosso aprovar…