A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) se reuniu nesta segunda-feira (23) com o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Evandro Soares, com a vice-reitora, Rosaline Lunardi e com os pró-reitores: Administrativo, Adriano Aparecido de Oliveira e de Planejamento, Roberto Perillo Barbosa da Silva. Em pauta, a recomposição do orçamento da Universidade.
O reitor solicitou à deputada apoio para que a UFMT recupere cerca de R$ 2,1 milhões de custeio, que foram cortados pelo Ministério da Educação (MEC) e repassados aos parlamentares para que indiquem emendas parlamentares. A preocupação é que esses recursos cortados não retornem para a Instituição.
“Temos dificuldades para garantir o funcionamento da Universidade em função de todos os cortes e contingenciamentos. E agora mais essa surpresa de um corte de R$ 2,1 milhões no custeio”, informou o reitor.
Professora Rosa Neide citou que está junto com a Universidade na luta pela recuperação do recurso e vai levar o tema para debates na Comissão de Educação da Câmara. A deputada disse ainda, que os parlamentares da bancada federal precisam aportar emendas na Universidade, mas não com recursos que são oriundos do custeio. “Precisamos garantir o custeio e repassar recursos adicionais, para pesquisa e extensão”, afirmou.
O reitor também solicitou apoio para assistência estudantil. A demanda foi acolhida pela deputada para análise na bancada federal e também para encaminhamento, debate e busca de soluções na Comissão de Educação.
Volney Albano/Assessoria