Home Política Propaganda eleitoral na TV e rádio começa nesta sexta-feira dia 26

Propaganda eleitoral na TV e rádio começa nesta sexta-feira dia 26

4 min ler
0

O horário eleitoral obrigatório começa nesta sexta (26), conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As exibições vão ocorrer de segunda a sábado, com duração de 25 minutos. No rádio, os programas eleitorais vão ao ar às 7h e às 12h. Na televisão, as transmissões acontecem às 13h e às 20h.

Às segundas, quartas e sextas serão exibidas, as propagandas dos candidatos ao Senado, a deputado estadual e a governador, nesta ordem. Às terças, quintas e sábados é a vez dos programas dos candidatos a presidente e deputados federais. Em Mato Grosso são 161 pedidos de registro de candidaturas para disputa pelas 8 vagas da Câmara Federal e 318 para as 24 cadeiras da Assembleia Legislativa.

No caso da disputa pelo governo, o horário eleitoral tem duração de 10 minutos e é dividido entre os quatro candidatos respeitando as coligações firmadas. Cada partido tem um tempo definido e, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 90% do tempo é calculado com base na representatividade das legendas na Câmara dos Deputados.

Buscando mais quatro anos de mandato, o governador Mauro Mendes (União Brasil) é quem terá mais tempo de programa, ocupando 5 minutos e 29 segundos. A sua coligação, denominada “Mato Grosso Avançando, Sua Vida Melhorando”, reuniu nove siglas: União Brasil, MDB, Republicanos, PL, PSB, PSDB-Cidadania, Pros e Podemos.

Principal oponente de Mauro na disputa, a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro (PV), terá 3 minutos e 34 segundos para o seu programa eleitoral. A coligação “Para Cuidar das Pessoas” reúne a federação formada por PV, PT e PC do B, além de PSD, PP e Solidariedade.

Para o funcionário público Moises Franz (Psol), o tempo destinado será de 29 segundos. Já o pastor da Assembleia de Deus, Marcos Ritela (PTB), terá o menor tempo de todos os candidatos: apenas 27 segundos.

Ordem e inserções

As emissoras de TV e rádio devem seguir a sequência de veiculação dos programas eleitorais conforme determinado pela Justiça Eleitoral, mediante sorteio.

Sendo assim, quem irá abrir o horário eleitoral gratuito será Moisés Franz, seguido por Mauro Mendes, Marcos Ritela e, por último, Márcia Pinheiro. Essa ordem vale apenas para o primeiro dia de apresentação. No segundo dia, o primeiro a se apresentar vai para a última posição e, nas datas subsequentes, a rotatividade se mantém.

Já quanto às inserções diárias, Mauro lidera, com 537 vezes ao dia, seguido por Márcia, com 349 inserções. Moisés e o pastor Marcos terão, respectivamente, 47 e 45 propagandas veiculadas por dia.

RD News

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Integrando a inteligência artificial na cultura corporativa

A transformação digital tem sido um dos motores mais poderosos de inovação e eficiência na…