Home Agronegócio Racha do agronegócio em MT pode parar na Justiça

Racha do agronegócio em MT pode parar na Justiça

3 min ler
0

A coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, em sua edição de hoje, informa que o racha entre ruralistas por causa do apoio de parte deles a manifestações consideradas golpistas lideradas pelo cantor Sérgio Reis deve se aprofundar com ações na Justiça.

Segundo Bergamo, uma parte dos produtores de soja pretende questionar nos tribunais o repasse de taxas obrigatórias recolhidas pelo estado do Mato Grosso para a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho) do Mato Grosso.

A iniciativa de cortar o repasse de recursos para a Aprosoja passou a ser discutida depois que o cantor Sérgio Reis revelou que produtores de soja pagavam viagens de indígenas para conhecer Jair Bolsonaro em Brasília, além de apoiar protestos do 7 de setembro. Segundo o artista, a ideia era invadir e quebrar o Supremo Tribunal Federal (STF) caso o Congresso não afastasse os magistrados da corte de seus cargos.

Um dos maiores apoiadores de Sérgio Reis era o presidente da Aprosoja Brasil, Antonio Galvan. Ele foi alvo inclusive de uma operação de busca e apreensão e teve que depor na Polícia Federal por causa do apoio aos atos.

Alguns dos produtores de soja que pretendem acionar a Justiça desconfiam que recursos da entidade estão sendo usados para o apoio político a grupos bolsonaristas. A entidade já afirmou que não incentiva nem patrocina os atos. A posição de cada produtor seria, portanto, pessoal.     No total, a Aprosoja de Mato Grosso recebe cerca de R$ 100 milhões por ano, correspondentes a 1,15% do que os produtores recolhem para o Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação).

Segundo Mônica Bergamo, entre os que estudam entrar com a ação estão integrantes da família Maggi, que figuram entre os maiores produtores de soja do mundo.

diariodecuiaba

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Agronegócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Saiba quem pode votar nas Eleições da OAB-MT no próximo dia 18 de novembro

Eleições se aproximando e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (O…