Home Mundo Relatório da Human Rights Watch defende intervenção da ONU na Venezuela

Relatório da Human Rights Watch defende intervenção da ONU na Venezuela

12 min ler
0

A Human Rights Watch divulgou nessa 4ª feira (3.abr.2019) um relatório sobre o que chamou de “crise de saúde e alimentos” na Venezuela. Em parceria com a Universidade Johns Hopkins, de Baltimore, nos EUA, o estudo cita violações dos direitos humanos para defender uma intervenção da ONU (Organização das Nações Unidas) no país latino-americano.

O relatório foi baseado em 150 entrevistas realizadas com profissionais de saúde e autoridades oficias sul-americanas na fronteira com a Venezuela, o Brasil e a Colômbia.

A pesquisa constatou que, com falta de remédios e alimentos, houve o retorno de doenças anteriormente controladas e erradicadas.

No caso do sarampo, por exemplo, 9 mil casos foram notificados e 12 mil confirmados. A análise constatou que, em 1 ano, houve alta de 65% de mortalidade materna e 30% de mortalidade infantil. Foi o único país a retornar aos níveis dos anos 90.

“Encontramos 1 sistema de saúde em colapso total, com aumento nos níveis de mortalidade materna e infantil; a propagação de doenças evitáveis por vacinação, como o sarampo e a difteria; e o aumento no número de doenças infecciosas, como malária e tuberculose (TB). Embora o governo tenha interrompido a publicação de dados oficiais sobre nutrição em 2007”, diz no relatório.

Para Tamara Taraciuk, pesquisadora sênior das Américas da Human Rights Watch, é necessária ajuda e presença de profissionais, além de assistência estrangeira no território venezuelano. Segunda Tamara, a ajuda enviada pela OMS e Unicef não são suficientes para contornar a crise no país.

A pesquisadora revela que dados de saúde formulados por médicos venezuelanos são ocultados por autoridades que se negam a divulgá-los.

Ainda há ordens para que os profissionais não coloquem em obituários e diagnósticos alguns termos, entre eles a desnutrição. No país são, ao todo, 3,7 milhões de desnutridos e mais de 7 milhões que precisam de assistência.

O estudo afirma que as autoridades venezuelanas têm hostilizado e retaliado aqueles que coletam dados ou divulgam informações sobre a escassez de alimentos e remédios.

“Essas ações, juntamente com o fracasso do governo em reconhecer todo o escopo do problema, tornam impossível um diagnóstico abrangente da crise. Tal diagnóstico é fundamental para elaborar uma resposta humanitária eficaz”, afirma.

Para ela, o país enfrenta práticas sistemáticas de ataques aos direitos humanos. “A Venezuela não tem obrigação de aceitar ajuda humanitária de outros países, porém, ao negá-las, precisam assegurar maneiras de prestar assistência à população”, disse.

Segundo o relatório, o sistema de saúde da Venezuela está em declínio desde 2012, com as condições piorando drasticamente desde 2017.

“Um blecaute em março que durou mais de 1 dia em todo o país, e apagões intermitentes desde então, têm prejudicado ainda mais a capacidade dos hospitais públicos de responder adequadamente às necessidades médicas dos venezuelanos”, diz o documento.

De acordo com a pesquisadora, é necessário “despolitizar o assunto”. Contudo, o relatório comenta que o presidente Nicolás Maduro tem atuado para controlar as ações da oposição, liderada por Juan Guaidó, que busca alternativas para trazer ajuda humanitária através da fronteira.

O relatório conclui que o governo de Maduro, ao deixar de reconhecer a dimensão total é em grande parte, é o grande responsável pela falta de uma resposta internacional coordenada à crise da Venezuela.

RECOMENDAÇÕES
Como conclusão, o relatório afirma que a ajuda humanitária que conseguiu adentrar o território venezuelano não é suficiente para amenizar a crise. O documento dá como única saída possível a participação efetiva da ONU.

Segundo Tamara, a crise ainda não é tratada como prioridade pelo órgão. Seria o 1º passo para uma intervenção pacífica e efetiva.

O relatório pontua os deveres dos envolvidos para a solução dos problemas da Venezuela. Além da ONU, a presença da OMS, Grupo de Lima e dos governos de Brasil e Colômbia se fazem necessários para a intervenção, segundo a Human Rights Watch.

Eis as sugestões da Human Rights Watch para a crise venezuelana:

Secretário-Geral da ONU, António Guterres:

Reconhecer publicamente que a Venezuela vive uma crise humanitária. Priorizar as ações da ONU na assistência aos venezuelanos afetados;
Designar o Coordenador de Assistência de Emergência da ONU para negociar com autoridades venezuelanas;
Convencer as autoridades venezuelanas que uma atuação efetiva da ONU depende da colaboração do governo.
Conselho de Direitos Humanos da ONU:

Intensificar o acompanhamento da situação na Venezuela e abordá-la com maior frequência nas próximas sessões;
Criar uma Comissão Internacional de Inquérito para investigar violações dos direitos humanos –acesso à saúde e alimentação– desde 2014.
Grupo de Lima, EUA e Europa:

Desenvolver 1 plano de assistência humanitária à Venezuela no curto prazo. Fornecer apoio a grupos de sociedade civil que já operam no país;
Canalizar a assistência humanitária na Venezuela. Assegurar o respeito pelos princípios de humanidade, neutralidade e imparcialidade na prestação de assistência;
Manter sanções contra autoridades venezuelanas que violam os direitos humanos, mas assegurar que não afetem a entrada de ajuda humanitária estrangeira.
Autoridades venezuelanas:

Divulgar os dados epidemológicos disponíveis para que haja uma avaliação abrangente da dimensão da crise;
Conceder a ONGs e à ONU acesso total ao país para a implementação de uma resposta em grande escala.
Governos da Colômbia e do Brasil:

Manter e garantir o acesso à serviços de saúde adequados, de acordo com a obrigação internacional de proteger o direito à saúde a migrantes e refugiados;
Monitorar os dados de saúde e colaborar com autoridades de saúde pública para responder ao aumento de doenças infecciosas e mortalidade infantil e materna;
Facilitar o trânsito nas fronteiras e fornecer o status de residência temporária;
Investir em serviços de saúde;
Promover a integração e a realocação voluntária para minimizar o impacto do inchaço populacional em locais específicos;
Em conjunto com a ONU, criar e financiar 1 plano coordenado para auxiliar os venezuelanos deslocados do país de origem em longo prazo.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Mundo
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…