A sala de jogos eletrônicos instalada pela secretaria de Cultura e Economia Criativa no dia do Mutirão realizado pela prefeitura e câmara de vereadores em Novo Paraná no último dia 26 de maio, foi uma atração à parte e fez a alegria das crianças e adolescentes da comunidade.
Durante todo o dia, as pessoas fizeram fila para participar dos jogos proporcionados. A ideia segundo o secretário de Cultura Janderson Perin, é popularizar os jogos eletrônicos, uma vez que o município se prepara para realizar uma grande competição do gênero através da secretaria em parceria com o Governo do Estado.
Será o primeiro campeonato do gênero reunindo jogadores presencialmente no estado de Mato Grosso.
“Ao incluir as modalidades de Jogos Eletrônicos na prática desportiva, ampliamos o alcance dos ideais e da cultura dos esportes, que se relacionam com a fraternidade, a paz, a integração entre pessoas e o fair-play. Os jovens que participam destas atividades constroem valores e conceitos de unidade, respeito e auto aperfeiçoamento, tendo contato com novas realidades”, destaca Janderson.
Porto dos Gaúchos sediará o campeonato de Jogos Eletrônicos que está programado para o mês de outubro reunindo jogadores de 12 municípios do estado, incluindo do município sede.
A Ideia é fomentar a prática dos e-Sports nos meio jovem com fins educativos e competitivos, além de possibilitar a identificação de talentos para o cenário competitivo estadual e nacional.
Até lá, o secretário segue proporcionando que as pessoas conheçam mais sobre jogos eletrônicos, e anuncia que a sala de jogos será instalada também na gleba São João, quando for realizado o mutirão na comunidade, e na sede do município em data oportuna.
Jogos Eletrônicos
No Mundo a previsão é que em 2023, o setor de jogos eletrônicos acumule cerca de 200 bilhões de dólares, mais que o dobro em comparação aos mercados de música e cinema, que devem faturar cerca de 74 bilhões de dólares.
A Economia Criativa, modelo de negócio baseado na criatividade para a geração de valor econômico, tem se beneficiado ativamente da dinâmica do setor, já que além da movimentação financeira, a indústria de games também promove novos empregos, desenvolvimento humano e democratização da cultura.
Fonte: Porto Noticias