A equipe da secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Porto dos Gaúchos tem intensificado a fiscalização contra queimadas neste período da seca.
Na noite de terça-feira (17 de agosto), uma grande queimada as margens do rio Arinos fez com que a cidade ficasse coberta de fumaça a noite.
A equipe da secretaria foi mobilizada para tentar conter o fogo, juntamente com voluntários, uma vez que o fogo ameaçava casas de lazer as margens do rio.
Mesmo o fogo sendo do outro lado do rio Arinos, já no município de Juara, por ser mais perto da cidade de Porto dos Gaúchos, a fumaça causou grande transtorno, deixando o ar carregado e muitas pessoas relataram dificuldades em respirar. Na manhã desta quarta-feira, dia 18, a cidade ainda amanheceu com muita fumaça.
A secretária Andyra Piovesan relatou que a queimada na mata pode ter começado após alguém ter deixado algum fogo acesso em algum dos “barracos” na beira do rio. “A gente foi verificar, tentar apagar o fogo, mesmo sendo do outro lado do rio o problema é de todos, uma vez que a fumaça afetou principalmente nossa cidade”, destacou.
Conforme a secretária da pasta, dentro da cidade a secretaria também tem recebido chamado denunciando de pessoas que insistem em colocar fogo em folhas ou galhadas nos fundos dos quintais. Para tentar driblar a fiscalização, os infratores deixam pra efetuar a queima a noite, principalmente durante a madrugada, o que tem causado muitos incômodos a toda população que sofre com a fumaça.
Vale lembrar que o código de postura do município prevê multa e até cadeia pra quem for pego fazendo queimada urbana.
Fonte: Porto Noticias