Home Estaduais Secretário de Saúde diz que espera análise técnica para decidir sobre liberação ou não do uso da máscara em MT

Secretário de Saúde diz que espera análise técnica para decidir sobre liberação ou não do uso da máscara em MT

4 min ler
0

O secretário de Saúde Gilberto Figueiredo afirmou que aguarda a análise da equipe técnica da secretaria para decidir sobre a liberação ou não do uso obrigatório de máscara de proteção contra a Covid-19 no estado.

No início deste mês, um novo decreto de Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá, retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no município. Nesta segunda-feira (7), a prefeitura de Sorriso, no norte do estado, também decretou que uso do item agora será opcional na cidade.

De acordo com o secretário, a recomendação dos órgãos oficiais de saúde ainda é usar o item como forma de prevenção ao coronavírus, no entanto, ele afirmou que cada prefeitura tem autonomia para decidir o que deve ser feito no município.

“Eles têm autonomia para tomar decisão nos seus territórios. Eu sei que a máscara é desconfortável, que seria melhor sem. Não vou dizer que sou apaixonado por ela, mas precisamos tomar uma decisão à luz dos dados e dos pareceres da equipe técnica dos cientistas”, pontuou.

Nesta segunda-feira (7), segundo Gilberto, está marcada uma reunião com o governador Mauro Mendes e equipe técnica de saúde para discutir medidas de controle da pandemia.

“A princípio, queremos agir com prudência para não tomar uma decisão antecipada neste momento. Tem prefeitos tomando decisão à luz da situação regional, e, sempre que ocorre um fato dessa natureza, temos que lembrar que não estamos no normal ainda. Ainda estamos em pandemia”, disse.

O secretário disse ainda que, apesar de ter ocorrido uma redução substancial do número de casos da doença no estado, ainda é muito cedo para tomar uma decisão como essa e declarar que a pandemia chegou ao fim.

“Por precaução, principalmente para aqueles que têm mais risco, que tem comorbidades, é necessário utilizar a máscara quando estiver em locais com muitas pessoas juntas. Isso é para prevenir, proteger o cidadão e também aqueles que estão ao seu redor”, ressaltou.

 

G1-MT

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Homem denuncia invasão e vandalismo em propriedade rural em Porto dos Gaúchos

A Polícia Militar de Porto dos Gaúchos recebeu denuncia de invasão e vandalismo ocorridos …