O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT) exigiu novamente que o Governo do Estado priorize a vacinação de policiais penais e os demais servidores penitenciários contra o coronavírus. Em comunicado emitido pela presidente interina do sindicato, Jacira Maria, a vacinação é essencial para a manutenção do sistema penitenciário do estado. Segundo o sindicato, até o momento houve apenas uma sinalização positiva por parte do executivo estadual.
“Os policiais penais não pararam de executar as atividades, não fazem lockdown, continuam trabalhando mesmo nos piores cenários da pandemia. A vacinação busca evitar um colapso na rede prisional e nas demais unidades onde atuam na linha de frente”, disse a presidente.
Em um balanço realizado pela entidade, mais de 10 policiais penais já faleceram por conta da doença em Mato Grosso. “Em menos de uma semana, dois policiais penais perderam sua vida para a Covid 19 neste mês de março. Ao todo, 10 policiais penais da ativa faleceram desde o início da pandemia, 03 internados, 01 na UTI, outro aguardando UTI, sem falar de outros em quarentena”, acrescentou.
Ainda de acordo com o sindicato, até o momento o governador Mauro Mendes (DEM) apenas sinalizou positivamente para a demanda, entretanto, até o momento nenhuma medida concreta foi tomada.
“Estamos deixando a Categoria em alerta, porque em outros Estados e Municípios, os Governadores e Prefeitos, tomaram a iniciativa, junto aos Secretários de Saúde, e inverteram a ordem de prioridade do Plano de Imunização do Ministério da Saúde. Portanto, o que queremos é ver a ação concreta de nosso governante, por meio do Secretário de Saúde”, concluiu a presidente.
Olhar Direto