Os eleitores mato-grossenses escolheram quem serão os seus oito representantes na Câmara Federal a partir do próximo ano. Seguindo a tendência que já se projetava no estado, o partido do presidente Jair Bolsonaro (PL) finaliza a eleição garantindo quatro vagas na bancada. O grupo bolsonarista foi liderado pelo ex-vereador Abílio Júnior, o mais votado da chapa com mais de 87.055 mil votos.
A deputada federal Rosa Neide (PT), que tentava a reeleição, termina a disputa sentindo um sabor agridoce: é a candidata mais votada de Mato Grosso, com mais de 124.638 mil votos, mas não deve assegurar uma vaga em razão da federação PT, PV e PCdoB não conseguir atingir o quociente eleitoral.
Além dela, também não retornam para a Câmara Federal o cacique do MDB, deputado federal Carlos Bezerra, que buscava o 5º mandato consecutivo; Nelson Barbudo (PL), que em 2018 foi o parlamentar federal mais bem votado no estado; e Leonardo Albuquerque (Republicanos). Com isso, a renovação na Câmara é de 50%.
Com Rosa Neide de fora, o atual suplente de senador Fábio Garcia (União Brasil) acabou se consagrando como o mais votado nestas eleições, reunindo 98.704 mil votos. Já os estreantes que irão compor a bancada são a jornalista Amália Barros (PL), a Coronel Fernanda (PL) e o Coronel Assis (União Brasil).
Veja abaixo quem são os deputados federais virtualmente eleitos em Mato Grosso:
- Fábio Garcia (União Brasil): 98.704 votos
- Abílio Junior (PL): 87.072 votos
- José Medeiros (PL): 82.182 votos
- Juarez Costa (MDB): 77.528 votos
- Emanuelzinho (MDB): 74.720 votos
- Amália Barros (PL): 70.294 votos
- Coronel Fernanda (PL): 60.304 votos
- Coronel Assis (União Brasil) : 47.479 votos
Porto Noticias com RD News