O novo coronavírus avança por Mato Grosso. Dados oficiais de sexta-feira (8) apontam para 464 pessoas infectadas no Estado. Porém, os profissionais de enfermagem são os mais atingidos pela covid-19. Dados de monitoramento do Conselho dos Profissionais de Enfermagem apontam que 100 profissionais de Mato Grosso contrairam a doença.
No fim de semana passada houve a primeira morte pela doença. O enfermeiro Athaide Celestino da Silva, que atuava há 37 anos no Estado e trabalhava na unidade III do Adauto Botelho.
Em Mato Grosso, 21,55% dos casos confirmados da covid-19 são de profissionais da enfermagem.
No Brasil, são 12 mil casos de infecção entre profissionais de enfermagem. Eles representam 98 óbitos no Brasil, ou seja, a taxa de letalidade entre os profissionais é 2,50%.
Em São Paulo são 2.996 casos reportados e 27 mortes, no Rio de Janeiro 2.965 casos e 28 mortes. Os dois estados lideram as infecções da covid-19 entre os profissionais de enfermagem no Brasil.
Em Goiás são 111 profissionais infectados com uma morte, Mato Grosso do Sul são 16 casos e nenhuma morte e em Brasília 36 casos reportados e duas mortes.