O ano letivo na rede estadual e municipal de ensino começa nesta segunda-feira (11.02). Na rede estadual, cerca de 390 mil alunos retornam das férias escolares para a sala de aula.
Porem a rede estadual está em uma queda de braço com o governo do estado, referente a questões salariais, que ameaçam comprometer o ano letivo, caso ambos os lados não cheguem a um consenso, e o ano letivo já começa com indicativo de greve.
Os trabalhadores e as trabalhadoras da educação estadual de Mato Grosso decretaram Estado de Greve, com Assembleia Permanente, paralisação estadual unificada na terça-feira dia 12 de fevereiro, e realização de novo conselho em março.
“O estado de alerta é um indicativo para o governo reavaliar a postura e buscar uma negociaçãoâ€, esclarece, Valdeir Pereira, presidente estadual do Sintep.
Os servidores se sentem prejudicados pelo pacote de Mauro Mendes, que já congelou os salários dos servidores com o calote da RGA de 2018, e a suspensão da revisão pelos próximos dois anos, o que segundo a categoria prejudica a polÃtica da dobra do poder de compra, quando não paga a RGA, e também via decreto de calamidade financeira, que impede o cumprimento das leis de carreira.