Conforme a decisão do governador do Estado, Mauro Mendes (DEM), de cortar os pontos dos servidores da Educação, o deputado estadual, Valdir Barranco (PT), abriu um requerimento exigindo que o chefe do executivo prestasse contas a respeito do dinheiro que deveria estar sendo destinado aos professores.
No documento, o petista solicita além de Mendes, um posicionamento da secretária da Educação, Marioneide Kliemaschewsk.
“Quero apresentar aqui, um requerimento direcionado ao governador e a secretária de Educação, Marioneide, para que ambos prestem informações a esse parlamento sobre o que está sendo feito com os recursos que deveriam estar sendo utilizados para o pagamento dos profissionais da Educação e que tiveram os pontos cortadosâ€, disse Valdir durante plenária na Casa de Leis.
De acordo com o parlamentar, utilizar o dinheiro destinado a Educação para outras finalidades, configura-se em improbidade administrativa e, que após denúncias de servidores, fez-se necessário formalizar o requerimento.
“Em observância a lei 11.494 de 20 de junho de 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), nós temos regramento para os gastos e investimentos dos recursos públicos da Educação. É claro o que se pode e o que não pode fazer com o dinheiro destinado a Educaçãoâ€, explicou.