Home Juara Direção nega que mortandade de peixes no córrego Agua Boa tenha sido causada por confinamento de Novo Horizonte do Norte

Direção nega que mortandade de peixes no córrego Agua Boa tenha sido causada por confinamento de Novo Horizonte do Norte

4 min ler
0

A direção do confinamento Ramax, rechaça a possibilidade de que a morte de peixes no córrego entre a divisa de Juara e Novo Horizonte do Norte tenha sido causado por falhas no sistema de contenção de desejos da unidade. É o que afirmou a diretora administrativa Querlei Smaaniotto ao Porto Notícias.

A mortandade de peixes constatada no córrego Água Boa, na última segunda-feira (23 de setembro/2019) trouxe preocupação a população e as autoridades.

Em primeiro momento, o fato constatado foi atribuído ao confinamento Ramax que fica as margens da MT-338, entre Novo Horizonte do Norte e Juara. Mediante isso, a prefeitura de Juara através da secretaria municipal de Agronegócio e Meio Ambiente, pediu oficialmente providencias ao Ministério Público, que por sua vez acionou a Sema para que possa realizar analise in loco para apurar as causas do desastre ambiental.

A reportagem conversou com a diretora administrativa da unidade do confinamento Ramax, Querlei Smaniotto, que não acredita que o dano causado ao meio ambiente esteja relacionado ao empreendimento, conforme foi citado pela prefeitura de Juara em ofício encaminhado ao Ministério Público.

“Ficamos muito surpresos e preocupados com a repercussão que saiu na mídia regional, atentando a possibilidade de transbordo dos lagos de decantação do confinamento, que teriam lançado dejetos no córrego causando a falta de oxigenação e a morte dos peixes, pois jamais teríamos essa irresponsabilidade com o meio ambiente. Nos precavemos desse tipo de acidente seguindo todos os projetos feitos pelo engenheiro, e tudo está de forma que não cause nenhum dano ao meio ambiente.

A população, a mídia podem vir conhecer e verificar o que estou afirmando. Temos quatro lagoas de contenção (fotos abaixo), só uma está cheia até o momento e só depois que encher essas quatro é que a água vai pro córrego já tratada. Este ano estivemos em manutenção entre os meses de fevereiro a maio fazendo a limpeza dessas lagoas e adequando tudo através do projeto feito pelo nosso engenheiro ambientalista Guilherme Vendrametto, então acreditamos que não causamos esse dano ao meio ambiente”, afirmou Querlei.

Na quarta-feira, o prefeito do município de Novo Horizonte do Norte, acompanhado de uma comissão visitou o confinamento para ouvir o posicionamento da unidade, que gera dezenas de empregos diretos no município.

Fonte: Porto Noticias

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Juara
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…