As contas anuais de governo, exercÃcio de 2018 da Prefeitura Municipal de Juara, sob a gestão da Prefeita, Sra. Luciane Borba Azoia Bezerra, no perÃodo de 01/01/2018 a 19/02/2018 e do Prefeito, Sr. Carlos Amadeu Sirena, no perÃodo de 20/02/2018 a 31/12/2018, receberam parecer favorável pela aprovação do Tribunal de Contas do Estado – TCE/MT.
Contudo, a de observar que foram feitas várias recomendações ao atual gestor no sentido de que; promova a redução dos gastos com despesas de pessoal, adote as providencias necessárias à manutenção de equilÃbrio financeiro das contas, abstenha-se de abrir créditos adicionais suplementares, sem autorização legislativa, envie corretamente e dentro do prazo os registros contábeis por meio do sistema Aplic, reduza o percentual de autorização para abertura de créditos adicionais para 15% na elaboração da Lei Orçamentária para os exercÃcios seguintes, abstenha-se de conceder revisão geral anual e aumento de remuneração aos servidores públicos municipais enquanto perdurar a extrapolação dos limites de despesas, e que implante e execute programa de capacitação continuada de servidores públicos, especialmente para os servidores que atuam nas áreas de gestão de pessoas, planejamento e orçamento, finanças, contabilidade, patrimônio, previdência, assessoria jurÃdica e controle interno.
“Considerando que o prefeito municipal, Sr. Carlos Amadeu Sirena, assumiu a gestão em 20/02/2018, num contexto desfavorável, com limite máximo e prudencial de despesas com pessoal extrapolado nos exercÃcio de 2016 e 2017 respectivamente, e, ainda, que houve frustração de receita, especialmente de transferências do Estado, são fatores atenuantes que devem ser consideradosâ€, dize trecho do relatório emitido pelo Conselheiro Interino Isaias Lopes da Cunha, que foi acompanhado por unanimidade em votação no plenário.