A cidade de Porto dos Gaúchos não é mais abastecida por água do rio Arinos. Recentemente o abastecimento de água da cidade passou a ser feita totalmente com água de poço artesiano. O anuncio foi feito pelo proprietário da Porto Ambiental Valdemir Tavares, em entrevista recente à TV local.
Valdemir anunciou também que todo o aparato que captava água do rio Arinos, será desmontado em breve, aja vista não ter mas a necessidade de catação de água do rio.
Quanto ao reservatório antigo com capacidade para 200 mil litros, que fica no escritório da Porto Ambiental, ele será reformado para servir de suporte pra alguma necessidade. Hoje o reservatório oficial é de 600 mil litros e fica na parte alta da cidade, ao lado do campo municipal onde a agua captada do poço artesiano é reservada, e de onde sai para abastecer toda a cidade. Atualmente vários produtos quÃmicos que eram usados para tratar a água do rio Arinos como; sulfato de alumÃnio que era um produto responsável por fazer a remoção da sujeira da água do rio, barrilha que era usado para elevação do PH da água, e outros produtos quÃmicos deixaram de serem usados, e o único produto quÃmico que continua sendo usando na água de poço é o cloro que é bactericida.
†Hoje a cidade tem abastecimento vinte e quatro horas por dia, não importa se perÃodo de chuva ou seca, a água chega com pressão a todas as residências da cidade e não vimos mais ninguém reclamar de falta de agua. Modernizamos todos o sistema, as faturas passaram a ser emitidas na hora da conferencia, foram feitas algumas substituições de rede, setorizamos a cidade para que quando aconteça vazamento ou tenha que fazer algum reparo na rede não precise desligar o abastecimento de toda a cidade, mas somente daquele setor e já substituÃmos cerca de setenta por cento dos hidrômetros que eram antigosâ€, disse Tavares.
Quanto a são João e novo paraná, Valdemir disse que foram feitos investimentos também. “Na São João tivemos problema nesse começo de ano, devido a alguns desmatamentos que foram feitos próximos a captação, mas já foram resolvidos, e em breve vamos trocar reservatório, substituir a parte de tratamento e fazer as reformas na parte de escritório. Em Novo Paraná também faremos reforma do reservatório e vamos automatizar o sistema tambémâ€, anunciou Valdemir.